Vox Populi confirma crescimento da vantagem de Luizianne Lins

A prefeita e candidata à reeleição aparece com 47% das intenções de voto, enquanto os demais adversários, somados, têm 41%, segundo pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro. O resultado daria a vitória a Luizianne já no 1º turno

A 12 dias da eleição, a sexta pesquisa Vox Populi/TV Jangadeiro, divulgada ontem, mostra crescimento da vantagem de Luizianne Lins (PT) sobre os demais candidatos à Prefeitura de Fortaleza. O índice de intenções de voto da prefeita e candidata à reeleição passou de 45% para 47%, desde a última pesquisa, há duas semanas, enquanto a soma de todos os adversários oscilou de 43% para 41%. Os números reforçam a possibilidade de a disputa ser decidida em apenas um turno.


 


Os dois principais adversários de Luizianne tiveram oscilações dentro da margem de erro, de 3,7 pontos percentuais. Moroni Torgan (DEM) apareceu com 22% das intenções de voto e Patrícia Saboya (PDT), com 14%. Na última pesquisa, divulgada no último dia 8, eles tinham, respectivamente, 23% e 17%. A soma dos índices dos demais candidatos totaliza 5% – Renato Roseno (PSol) tem 2%, enquanto o pastor Neto Nunes (PSC), Adahil Barreto (PR) e Luiz Gastão (PPS) – que ainda não havia desistido da candidatura quando a pesquisa foi realizada – têm 1% cada.


 


2º turno



Para haver 2º turno, a quantidade de votos de todos os demais candidatos tem de superar a votação do primeiro colocado nas urnas, excluídos os votos brancos e nulos. No cenário atual, a soma dos votos dos outro oito concorrentes teria de ficar acima do total obtido por Luizianne. Hoje, a vantagem da petista sobre o conjunto dos adversários é de seis pontos percentuais. No entanto, considerando a variação máxima da margem de erro, a atual prefeita e candidata à reeleição pode ter um percentual mínimo de 43,3%. Também considerada a margem de erro de 3,7 pontos, a soma dos adversários pode chegar, no máximo, a 44,7% – acima do índice mínimo que Luizianne pode ter. O que significa que ainda há possibilidade de a disputa ir para o 2º turno.


 


A tendência de queda na rejeição de Luizianne, que vinha sendo apresentada há várias pesquisas, inverteu-se na última pesquisa Vox Populi. A petista é agora citada por 23% dos entrevistados como a candidata em quem não votariam de maneira nenhuma, frente aos 19% da pesquisa anterior. Moroni, no entanto, continua com o maior índice de rejeição: 32%. Na sondagem divulgada dia 8 de setembro, ele tinha 30%. Já Patrícia, apesar de registrar aumento, permanece bem abaixo de seus principais concorrentes, passando de 6% para 8% de rejeição.


 


Nas simulações para um eventual 2º turno, Luizianne tem ampla vantagem tanto contra Moroni quanto contra Patrícia. Luizianne registra 57% das intenções de voto num cenário de disputa contra o candidato do DEM, que marca 34%. A petista alcançou o mesmo índice, 57%, contra Patrícia, que ficou com 33% da preferência do eleitorado, na simulação de confronto direto entre as duas. Já num cenário de confronto no 2º turno entre Moroni e Patrícia, a pedetista leva a melhor. Patrícia foi citada por 48% dos entrevistados, contra 37% de Moroni.


 


Foram entrevistadas 700 pessoas nos dias 19 e 20 de setembro. A pesquisa, contratada pela TV Jangadeiro, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 666/2008.