Bolívia, Paraguai e Uruguai articulam retomar antigo tratado

O chanceler uruguaio, Gonzalo Fernández, analisou com seus colegas do Paraguai e da Bolívia a idéia de retomar o tratado Urupabol como mecanismo de consulta política trinacional, segundo informações da imprensa de seu país neste final de semana.

Fernández reuniu-se com os chanceleres do Paraguai, Alejandro Hamed, e da Bolívia, David Choquehuanca, em um encontro à margem da Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York, segundo afirmou em um comunicado a chancelaria uruguaia.



Os chanceleres trocaram “opiniões sobre uma possível reconfiguração do Urupabol (Uruguai, Paraguai, Bolívia) com o propósito de revitalizá-lo como um mecanismo flexível de consultas políticas que permita a consideração de temas de particular interesse para os três países”, indicou a nota oficial.



Os três ministros também concordaram em discutir “a oficialização dessa iniciativa em uma próxima reunião internacional”, completou a chancelaria.



O Tratado Urupabol teve grande força na década de 1970 e agora os governos dos três países expressam interesse em retomá-lo.



Fonte: Ansa Latina