Equador: após vitória, governo chama oposição ao diálogo

O presidente da Assembléia Constituinte do Equador, Fernando Cordero, convidou nesta segunda-feira (29) para o diálogo o prefeito de Guayaquil, o opositor Jaime Nebot, um dia depois do referendo sobre a nova Carta Magna do país.

“Convido-o para um diálogo, para lermos juntos a Constituição”, disse Cordero na emissora local de televisão “Ecuavisa”, depois de Nebot ter se declarado disposto a conversar se convidado, após reconhecer a vitória do “sim”.



Nebot expressou esta disposição depois que o presidente equatoriano, Rafael Correa, afirmou o desejo de conversar com todos os setores políticos.



O prefeito de Guayaquil hoje que deve ser respeitado o “modelo de desenvolvimento” de sua cidade, onde a tensão política se concentrou nas últimas semanas e onde o “sim” também venceu, segundo dados preliminares.



De acordo com Cordero, que pertence ao movimento governista Alianza País, o centralismo foi “enterrado” após o referendo constitucional.



Resultados



O projeto da nova Constituição recebeu 64% dos votos, com 80% das urnas apuradas até agora, segundo o Tribunal Supremo Eleitoral do Equador.



O tribunal informou que a corte contou 31.213 das 38.901 mesas, e que  3.737.397 eleitores votaram pelo sim (64%) e 1.655.624  pelo não (28%). 39.762 (1%) votaram em branco e 419.716 (7%) anularam.



O resultado ainda não é suficiente para confirmar oficialmente a vitória do “sim”. Para ser aprovada, a proposta precisa de metade mais um dos votos (o sim contra o não, brancos e nulos). Cerca de 9,7 milhões de equatorianos foram convocados para votar.



Da redação, com agências