Fundac discute implementação do Mais Cultura
A Fundação Cultural (Fundac) realizou na manhã desta quarta-feira (01) uma reunião com vários parceiros para discutir a implementação do Programa Mais Cultura, que tem como objetivo garantir acesso aos bens culturais, promover a diversidade social e cultu
Publicado 02/10/2008 11:14 | Editado 04/03/2020 17:02
O Programa é uma das estratégias do Ministério da Cultura (Minc) para ampliar o apoio e os investimentos do Governo Federal em todas as regiões brasileiras. A finalidade do encontro foi reunir parceiros para discutir estratégias e ações que possam viabilizar a implementação das diversas iniciativas por meio de um planejamento para o Programa Mais Cultura, através de uma oficina a ser realizada nos dias 7 e 8 de outubro, no Rio Poty Hotel.
Na oportunidade, foram apresentadas aos parceiros as metas e diretrizes da ação que institui o Programa. Dentre os inúmeros parceiros, estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação – Seduc; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae; Associação Piauiense de Municípios – APPM; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan; Secretaria da Assistência Social e Cidadania – Sasc; Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA; Pontos de Cultura, Comitês de Convivência com o Semi-árido, Coordenadoria de Comunicação e Políticas Públicas, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Universidade Estadual do Piauí – Uespi, Biblioteca Pública e o Serviço Social de Transporte – SEST que apresentaram os projetos implementados que possam atuar no Mais Cultura.
Para a presidente da Fundac, Sônia Terra, a reunião serviu para levantar várias ações que podem ser efetivadas no Programa através dos parceiros, de forma a elaborar as reais possibilidades para atuar com ações uniformes e fortalecimento de cada área a ser trabalhada.
A oficina será um momento de articulação de Grupos de Trabalho a serem definidos por áreas temáticas, com o objetivo de produzir um plano de ação básico de acordo com a realidade do Estado e os diagnósticos dos 6 municípios a serem trabalhados prioritariamente. Na conclusão dos trabalhos será consolidado o Plano Estratégico e formalizadas as Unidades de Gestão e o Comitê de Gestão Compartilhada do Programa Mais Cultura no Piauí.