Jandira admite derrota mas ainda sonha com um Rio solidário

A candidata do PCdoB a prefeita do Rio de Janeiro divulgou nota à imprensa na noite deste domingo (5) comentando o resultado da eleição  – com 98% dos votos apurados ela contava 9,8% dos válidos, o que projeta perto de 320 mil votos e a coloca atrás

A nota de Jandira afirma que “enfrentamos o poder econômico, as distorções de informação e, particularmente, a parcialidade da mídia  que artificialmente produziu um fenômeno de voto útil anti-Crivella”. Segunda colocada nas pesquisas até agosto-setembro, atrás de Crivella, a candidata do PCdoB-PSB-PTN-PHS terminou atropelada por duas “ondas” sucessivas, a “onda Paes” e a seguir a “onda Gabeira”, que produziram os dois nomes que seguirão para o segundo turno.
“Respeitamos a vontade soberana do eleitor e continuamos sonhando com uma cidade solidária, integrada, que defenda a vida, os direitos fundamentais da cidadania e o futuro de nossas crianças e jovens, contribuindo junto ao povo para que isto ocorra”, conclui a nota da candidata. Veja a íntegra.




“Em primeiro lugar, quero agradecer aos eleitores que acreditaram e me confiaram o seu voto, expressão da cidadania.



Nossa campanha foi modesta em recursos, mas limpa, coerente, guerreira e com propostas para a solução dos dramas que afligem a nossa gente.



Enfrentamos o poder econômico, as distorções de informação e, particularmente, a parcialidade da mídia que artificialmente produziu um fenômeno de voto útil anti-Crivella, induzindo muitos eleitores a mudarem o seu voto na boca da urna e influindo claramente na decisão de uma importante parcela da população. Fomos indignamente excluídos do noticiário como campanha competitiva, inclusive das fotos. Sequer conseguimos confrontar opiniões num debate ao vivo de qualquer emissora, uma situação atípica e inaceitável no Brasil.



Esperamos, no entanto, que a democracia se aprimore e tenhamos mecanismos de maior igualdade e inibição de instrumentos que distorçam o quadro e decidam antecipadamente o pleito.



Travamos o bom combate, de militância e muitos apoiadores a quem agradeço sinceramente.



Agradeço também ao meu partido, o PCdoB,  aos partidos da coligação –  PSB, PTN e PHS – ao meu vice, Ricardo Maranhão, à chapa de vereadores, verdadeiros combatentes da nossa proposta, e suas militâncias aguerridas.



Respeitamos a vontade soberana do eleitor e continuamos sonhando com uma cidade solidária, integrada, que defenda a vida, os direitos fundamentais da cidadania e o futuro de nossas crianças e jovens, contribuindo junto ao povo para que isto ocorra.
Rio de Janeiro, 05 de outubro de 2008.



Jandira Feghali.”