Namy Chequer: Vitória de Coser consolida aliança em três esferas

O jornalista Namy Chequer, do PCdoB, eleito vereador em Vitória (ES), avalia como muito positiva a reeleição do prefeito João Coser (PT) na capital capixaba. Segundo ele, a vitória consolida uma aliança das três esferas do poder executivo: federal, est

Coser foi reeleito neste domingo (5) com 63,5% dos votos. Do total de 183.924 votos válidos, Coser ficou com 119.623 votos. Luciano Rezende (PPS) ficou em segundo lugar com 31,77%, 58.445 dos votos. Bernado Teteco (PRTB) conseguiu 1,95% (3.595), enquanto Carlão do Sindibancários (PSol) 1,10% (2.021) e Avelar Rocha (PCO) 0,15% (280). Brancos totalizaram 6.803 (3,37%) e nulos 11.207 (5,5%).



A eleição municipal em Vitória refletiu a polarização das bases de apoio ao governo Lula em âmbito nacional. Coser conseguiu reunir em trono de sua candidatura todos os partidos da base aliada, num total de 19 legendas, deixando isolados os partidos que fazem oposição a Lula. PSDB, DEM e PPS apoiaram o candidato derrotado Luciano Rezende.



Para Namy Chequer, ''esta ampla aliança em torno de Coser reflete uma outra aliança estratégica para as forças progressistas do Espírito Santo, onde o prefeito petista João Coser e o governador Paulo Hartung (PMDB) uniram esforços juntamente com o presidente Lula para garantir esta vitória incontestável''.



PCdoB reconquista espaço na Câmara



O PCdoB também sai vitorioso da disputa eleitoral com a conquista de uma cadeira na Câmara Municipal de Vitória. O partido enfrentou um impasse interno no início do processo eleitoral. Namy Chequer chegou a se lançar candidato a prefeito, mas depois o partido decidiu integrar a coligação de Coser. Segundo Chequer, as divergências foram superadas e os comunistas conseguiram fazer uma campanha harmônica que foi decisiva para reconquistar o espaço do PCdoB no legislativo municipal.



Namy Chequer, que já foi vereador de Vitória, foi eleito com 2.258 votos numa ampla coligação de 8 partidos (PCdoB / PP / PTB / PTN / PSDC / PMN / PRP / PSL). A coligação fez coeficiente para eleger um vereador e Namy Chequer foi o mais votado da coligação.



A base de apoio ao prefeito João Coser terá ampla maioria na Câmara de Vitória.



Da redação