PCdoB Minas elege seus primeiros prefeitos

O PCdoB de Minas elegeu seus dois primeiros prefeitos no estado. Zezé Mansur venceu em Urucânia, na Zona da Mata e Mendes em Ibiá, no Triângulo Mineiro. Coincidentemente, os dois derrotaram adversários do PSDB e montaram amplas coligações para sustenta

Em Ibiá,  Mendes obteve 7.245 votos, o que representou 52% dos votos válidos. Ivo Mendes Filho tem 45 anos e é professor do ensino médio. O comunista conseguiu juntar o PT, PP, PMDB, PDT e o DEM. Sua coligação, denominada Novo Tempo, fez uma campanha que envolveu toda a cidade e colocava como prioridade as ações voltadas para a educação.


 


Mendes disse estar muito honrado em ser um dos primeiros prefeitos eleito pela legenda no estado e prometeu fazer um governo com ampla participação popular e ênfase no social.


 


Em Urucânia, Zezé Mansur teve 3.707, o que representou 61% dos votos válidos e derrotou Mário Araújo do PSDB. José Carlos Estevam Mansur tem 48 anos e é trabalha como desenhista. Sua coligação foi denominada Melhor É Continuar e foi sustentada pelo PT, PDT, PTN, PTB e PRTB.


 


Contagem e Cataguases


 


Os comunistas disputaram com boas chances também em Contagem e Cataguases,  onde o PCdoB lutou até o fim pela eleição de seus candidatos, mas foi vencido pela força de esquemas poderosos montados pelos adversários.


 


Em Contagem, o candidato do PCdoB, Carlin, obteve 11,20% dos votos. A cidade terá segundo turno que será disputado entre a candidata do PT, Marília Campos, e o tucano Ademir Lucas.


 


Em Cataguases, cidade da zona da Mata mineira, o candidato Cesinha, do PCdoB, terminou em segundo lugar, obtendo 20,9% dos votos.


 


Belo Horizonte: vitória política


 


Mas a disputa mais significativa para os comunistas mineiros foi, sem dúvida, a de Belo Horizonte, onde a candidata do PCdoB, deputada Jô Moraes, chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto no início da campanha eleitoral.


 


Jô terminou a eleição em terceiro lugar, com 8,8% dos votos, mas sua candidatura foi decisiva para garantir o segundo turno na capital mineira, que será disputado pelos candidatos Marcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB).


 


Além disso, o protagonismo da campanha de Jô Moraes elevou o PCdoB à condição de referência da esquerda em Minas Gerais, já que o PT da capital acabou se aliando com o PSDB de Aécio Neves, desfigurando o projeto democrático e popular conduzido pelo Partido dos Trabalhadores na capital mineira.