Forças progressistas em Belém darão apoio a Priante

O candidato do PMDB à Prefeitura de Belém, José Priante (PMDB), irá para o segundo turno contra o atual prefeito Duciomar Costa (PTB) com o apoio das principais forçar progressistas da capital paraense. Numa disputa acirrada, ele obteve 19,03% contra 1

Tanto o PT quanto o PCdoB darão apoio ao candidato peemedebista que durante a campanha no primeiro turno priorizou como adversária a candidata do DEM, Valéria Franco, e ao atual prefeito.


 


Priante, que é deputado federal, também usou na sua campanha uma declaração do presidente Lula em apoio a sua candidatura quando foi candidato ao governo em 2006. Diz ainda com freqüência que quer administrar a prefeitura com o apoio da governadora Ana Júlia Carepa (PT)


 


Segundo analistas locais, o candidato do PMDB conquistou a vaga no segundo turno por ter capitalizado os votos na oposição ao contrário do candidato do PT que fez uma campanha sem muito enfrentamento. De imediato, ele polarizou a disputa contra a candidata do DEM que era a favorita para ir ao segundo turno, segundo as pesquisas de intenções de voto.


 


O PCdoB do Pará o considera uma pessoa avançada e progressista. Ainda no primeiro turno foi discutida uma aliança com Priante, mas o partido acabou decidindo pela dobradinha com o PT.


 


De Brasília,


Iram Alfaia