Bancários do Ceará entram em greve a partir desta quarta-feira
De acordo com a categoria, a paralisação é por tempo indeterminado e deve ocorrer em todo o País, seguindo a orientação do Comando Nacional dos Bancários.
Publicado 07/10/2008 20:53 | Editado 04/03/2020 16:36
Assembléia realizada no Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará na noite desta terça-feira decidiu que a categoria entrará em greve a partir desta quarta-feira, dia 8. De acordo com os bancários, a paralisação é por tempo indeterminado e deve ocorrer em todo o País, seguindo a orientação do Comando Nacional dos Bancários.
Para Marcos Saraiva, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, banqueiros e governo não apresentaram disposição para avançar nas negociações, razão do movimento. “A categoria está pronta e motivada para a greve”, garantiu.
Segundo Gabriel Motta, secretário de relações intersindicais Sindicato dos Bancários do Ceará, a previsão é de que todos os bancos públicos suspendam suas atividades. Em relação aos bancos privados, algumas agências devem parar, pois alguns servidores estão dispostos a aderir ao movimento nacional.
Desde a última quarta-feira, 24, o Sindicato dos Bancários está em negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em busca de um acordo salarial. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) ofereceu reajuste de 7,5% sobre os salários e todas as verbas salariais. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta por considerá-la muito abaixo das expectativas da categoria, entendendo que o aumento deveria ser bem maior do que a inflação de 7,15%.
Os bancários reivindicam aumento de 13,23%; Plano de Cargos e Salários para toda a categoria; fim das metas abusivas; mais participação nos lucros e resultados, auxílio-educação; defesa das condições de trabalho; mais segurança nas agências; defesa dos bancos públicos e menores juros e tarifas.