Embalado pela Capital, PCdoB tem resultado positivo no estado
No geral, o resultado das urnas aponta um desempenho vitorioso do PCdoB no estado de São Paulo. O partido elegeu trinta e seis vereadores em trinta cidades, sendo que quatorze delas têm mais de cem mil habitantes. Também obteve a eleição de dois vice-pref
Publicado 07/10/2008 20:07 | Editado 04/03/2020 17:18
O destaque principal ficou por conta da reconquista da representação dos comunistas na Câmara Municipal de São Paulo através dos vereadores eleitos Netinho de Paula e Jamil Murad, abrindo novo ciclo de acumulação na maior capital do país. Mas vitórias importantes também foram colhidas em Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto, com a eleição de Jean Lopes e André Luiz da Silva, além de Jaguariúna, onde os comunistas Edison Sá e Karina venceram para o legislativo local.
O partido manteve as cadeiras reelegendo Sérgio Benassi, em Campinas, Laércio Soares, em Diadema, Luiza Cordeiro, em Guarulhos, Oscar Cabrera, em Itaquaquecetuba, Sidney Gobetti, em Marília, e Maurin, em São José do Rio Preto. Em Sumaré e Santana do Parnaíba, o PCdoB elegeu dois dois vereadores. Botucatu, Ferraz de Vasconcelos e Tatuí também são cidades com mais de cem mil habitantes em que o partido conquistou representação parlamentar.
O PCdoB iniciou trajetória de disputa majoritária em grandes municípios, como Guarulhos e Jundiaí. Nesta última, o candidato Pedro Bigardi obteve 35% dos votos válidos – perfazendo mais de 68 mil votos – e não foi ao segundo turno por apenas 600 votos, demonstrando grande prestígio entre os jundiainses.
Em Americana, Santa Bárbara d`Oeste, Bauru e São Bernardo do Campo o partido não conseguiu manter seus espaços nas respectivas Câmaras.
Veja os comunistas eleitos:
Vice-prefeitos:
Botucatu: Professor Caldas
Igarapava: José Humberto
Vereadores:
Botucatu: José Eduardo
Campinas: Sérgio Benassi
Diadema: Laércio Soares
Ferraz de Vasconcelos: Ezequias “Vai Chover”
Guarulhos: Luiza Cordeiro
Itaquaquecetuba: Oscar Cabreira
Marília: Sidney Gobetti
Mogi das Cruzes: Jean Lopes
Ribeirão Preto: André Luis
S. J. Rio Preto: Maurin
Santana de Parnaíba: Suely e Professor Hélio
Sumaré: Dito e Niraldo
São Paulo: Netinho de Paula e Jamil Murad
Tatuí: Doutor Paulo
Apiaí: Célio, Marins e Ronaldo
Batatais: Sabará
Bocaina: Betinho
Ibiúna: Jair Cardoso
Igaraçu do Tietê: João Paulo
Jaguariúna: Edison e Karina
Monte Alto: Carlos Alberto
Nazaré Paulista: Divino
Piracaia: Dedé
Porto Ferreira: Serginho
Riolândia: Lourivaldo
Rosana: Tiririca
Santa Lúcia: Flávio Rodrigo
Severínia: Celsinho
Tanabi: Welson
De São Paulo,
Fernando Borgonovi