Estudantes atuam como arte-educadores em Aquiraz

Jovens estudantes do Projeto Tapera das Artes que funciona em Aquiraz estão se tornando arte-educadores da própria Organização Não-Governamental (ONG) que atende em torno de 750 crianças de vários localidades do município

Josiane Gadelha, a Zizi, começou criança a freqüentar as aulas de música do Projeto Tapera das Artes, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Aprendeu a tocar pífano, percussão, flautas transversa e doce. Quando tinha 13 anos, foi escolhida para monitorar uma das turmas dos meninos e meninas que começavam a tocar pífano. Atualmente, com 21 anos, ela é professora das crianças e adolescentes da Tapera das Artes que atende cerca de 750 crianças e adolescentes de várias localidades do município distante 30 quilômetros de Fortaleza.


 


Jair Medeiros, que toca acordeom invertido (de cabeça para baixo), também começou cedo na Tapera das Artes e agora, aos 24 anos, é professor da ONG. Os dois são exemplos da formação de arte-educadores dentro da própria instituição que funciona há 11 anos na sede de Aquiraz e no distrito de Tapera, próximo ao Iguape. Eles são multiplicadores da arte e do conhecimento para jovens selecionados para a prática de instrumentos musicais.


 


''Essas crianças e adolescentes selecionados têm de estar freqüentando a escola regularmente. E nós acompanhamos o seu desempenho escolar, as suas avaliações. Temos uma parceria com o Instituto Ayrton Senna e devemos estar atentos à aprendizagem na escola'', explica Elizângela Saraiva, que coordena o Centro Cultural da Tapera das Artes. Ele informa que está sendo formado um grupo com alunos de acordeom, pífano, violino e violão para se transformar numa grande orquestra.


 


O regente da orquestra é Luizinho Duarte e o repertório inclui, basicamente, músicas regionais como o xote, o baião, músicas de quadrilhas juninas e de brincadeiras de rodas. ''A estréia já será em dezembro deste ano quando vamos inaugurar o nosso teatro'', informa Elizângela Saraiva.


 


O Teatro Tapera das Artes é considerado um dos mais modernos do Litoral Leste. Terá capacidade de 350 lugares fixos mais 50 cadeiras extras, palco de 9 x 10 metros climatizado e com equipamentos de som e iluminação de alta tecnologia. Um dos diferenciais é o estúdio acoplado ao palco, onde poderão ser feitas gravações dos espetáculos e de demais apresentações.


 


Outro diferencial do teatro é a forma de divulgação das normas de funcionamento e marcas dos anunciantes e patrocinadores. Será através de animações em 3D criadas pelos alunos do núcleo de 3D da ONG Tapera das Artes. A construção do teatro, iniciada em 2005, foi com recursos do BNDES.


 



SERVIÇO


Mais informações pelo telefone (85)3361 2704


 



SAIBA MAIS


A ONG Tapera das Artes foi criada em 1997 com ações para o fortalecimento da educação e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Iniciou suas ações com um Programa de Arte-Educação voltado para a área musical: aulas de pífano, violão, violino, percussão, acordeom, teatro, serigrafia e modelagem, além de promover a inclusão digital e inserção no mercado de trabalho através do Laboratório de Animação em Cinema e Vídeo em 3D.


 


O projeto se instalou na comunidade possibilitando e propiciando a formação de vários grupos musicais. Atende hoje à 745 crianças, adolescentes e jovens de todo o município de Aquiraz, distante 30 quilômetros de Fortaleza.


 


O grupo Tapera das Artes já gravou três CDs: Sons e Sonhos – Trilha Sonora do Espetáculo Sons e Sonhos; Grupo Chorinho da Tapera das Artes – gravado pelo grupo de chorinho da Oficina de Cordas; e Coco do Iguape, executado pelo Grupo Raízes e Tradições do Iguape. É formado por um grupo de pescadores que dançam o Coco.


 


Entre as publicações, estão o Referencial Pedagógico Tapera das Artes, uma publicação que ajuda a disseminar o fazer pedagógico do grupo para outras instituições, além do livro didático Descobrindo a Construindo Aquiraz, publicado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR). O livro é usado nas escolas municipais.


 


FONTE: Tapera das Artes