Projeto BNB Clube de Cultura celebra centenário de Cartola e as interpretações de Jessé
Quem nunca escutou as músicas “As rosas não falam” e “O mundo é um moinho” do violonista e compositor Cartola e “Porto solidão” e “Estrelas de papel”, do repertório do cantor Jessé, e não ficou emocionado ? Esses dois ícones da Música Popular Brasileir
Publicado 09/10/2008 11:08 | Editado 04/03/2020 16:36
A homenagem para Cartola acontecerá justamente na data de centenário de seu nascimento, dia 11 de outubro de 2008. Considerado um dos expoentes mais criativos do samba brasileiro, Angenor de Oliveira, um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira construiu sua trajetória artística envolvida com o carnaval e os tradicionais habitantes dos morros cariocas.
O repertório de autoria do Cartola foi gravado por grandes nomes da Música Popular Brasileira, desde os mais antigos como Ciro Monteiro, Francisco Alves e Aracy de Almeida aos mais atuais como Elis Regina, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Fagner, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Gal Costa, Cazuza, Luiz Melodia, Ney Matogrosso e Cyda Moreyra, entre outros.
É justamente esse criativo repertório do Mestre Cartola que a cantora alagoana radicada em Fortaleza, Fhátima Santos, estará interpretando no Projeto BNB Clube de Cultura. Na apresentação, ao lado de conceituados instrumentistas cearenses do quilate de Carlinhos Patriolino (bandolim) e Tito Freitas (teclados), a cantora mostrará as composições mais conhecidas do autor carioca da popularidade de “As rosas não falam” e “O mundo é um moinho” como as não tão populares, mas também criativas do nível de “Cordas de aço”, “Acontece”, “Corra e olha o céu” e “Tive Sim”, só para citar algumas.
Homenagem para Jessé
A força interpretativa do cantor Jessé começou a se tornar mais conhecida para o grande público brasileiro a partir de sua participação do Festival MPB Shell da Rede Globo de Televisão, no início da década de 80. Antes, o artista se apresentava em casas noturnas com o nome artístico de Tony Stevens, com o qual chegou a gravar algumas músicas em inglês obtendo relativo sucesso ao lado de outros “brasileiros” Mark Davis (Fábio Júnior), Paul Bryan (Sérgio Sá) e Michael Sullivan.
As perfomances vocais de Jessé serão revividas pelo cantor cearense radicado em Brasília, Luiz Carlos Maia, o qual possui um timbre e extensão vocal que se assemelham bastante com o original, sendo considerado o seu melhor cover, inclusive pelos familiares de Jessé que sempre acompanham Luiz Carlos em suas apresentações.
O espetáculo em homenagem a Jessé terá a direção musical do maestro cearense Poty Fontenele no qual Luiz Carlos Maia, acompanhado de músicos criativos estará interpretando, entre outras, composições do repertório de Jessé do nível de “Estrela reticente”, “Porto Solidão”, “Voa Liberdade”, “Solidão de amigos” e “Estrela de papel”.
Serviço: Projeto BNB Clube de Cultura
Show Tributos – Fhátima Santos canta Cartola e Luiz Carlos Maia interpreta Jessé
Data: 11 de outubro de 2008 – Sábado
Horário: 21 horas
Local: BNB Clube Sede Aldeota (Av. Santos Dumont, 3646)
Ingressos – 20,00 ( inteira ) e 10,00 ( estudantes e sócios )
Antecipados até dia 9 de outubro 16,00 ( inteira ) e 8,00 ( estudantes e sócios )
Mais informações: 4006 7200 ou 4006 7203 www.bnbclube.com.br