Unir forças para derrotar a aliança PSDB-DEM no segundo turno

O resultado que sai das urnas no primeiro turno das eleições municipais no estado de São Paulo demonstra mais uma vez que aqui ocorre o grande confronto entre as forças e os partidos que elegeram Lula por duas vezes e abriram o caminho paras as exitosas t

Nada mais nítido do que a disputa na capital de São Paulo que opõem estes dois projetos através das candidaturas de Marta contra Kassab. O PCdoB, que integra a aliança em apoio a Marta desde o primeiro turno, inclusive com a candidatura de Aldo Rebelo como vice, deve redobrar os esforços na campanha, mobilizando dirigentes, militantes e filiados para ir às ruas e travar o debate político com o povo em toda a cidade. É preciso alertar o eleitorado de que não se trata de uma mera comparação de governos, em que mesmo aí a administração de Marta se mostra muito superior,  ou mesmo de programas imediatos, onde as propostas de Marta são mais inovadoras, profundas e comprometidas com a luta contra a desigualdade social na cidade, mas, sobretudo estão em jogo dois caminhos antagônicos para o Brasil. Uma eventual continuidade de Kassab à frente da prefeitura faz parte dos planos de Serra e do PSDB de retomar o fracassado caminho trilhado quando o país esteve sob comando de FHC, por 8 anos de triste memória.
 


Nas demais cidades onde vai haver segundo- turno, o PCdoB permanecerá apoiando os candidatos das alianças em que participamos no primeiro-turno, ou seja, Vanderlei Siraque do PT em Santo André, Chiquinho do Zaíra do PSB em Mauá, Valdomiro Lopes do PSB de São José do Rio Preto e Rodrigo Agostinho do PMDB de Bauru.


 


Nas disputas de São Bernardo do Campo e Guarulhos, a CPE confirma e apóia as decisões dos Comitês Municipais do PCdoB a favor dos candidatos Luiz Marinho  e Sebastião Almeida, ambos do PT.
 


Salientamos também os avanços eleitorais obtidos pelo PCdoB no estado de São Paulo quando elegemos dois vice-prefeitos, 36 vereadores e aumentamos em 49% e 281% a nossa votação para vereadores e prefeitos, respectivamente. O PCdoB ajudou a eleger prefeitos em 94 cidades das 197 das quais participou do pleito. Pela primeira vez o PCdoB disputou com sua própria legenda a prefeitura de grandes cidades no estado chegando a obter 35% dos votos em Jundiaí com a candidatura de Pedro Bigardi na segunda colocação.


 


A vitória mais expressiva e importante do PCdoB ocorreu na capital com a eleição dos vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula, este sendo o mais votado da coligação e o terceiro mais votado da cidade de São Paulo, com  85 mil votos. O PCdoB retorna com força a fazer parte da Câmara de Vereadores da maio cidade do país.


 


Parabenizamos todos aqueles candidatos e candidatas do PCdoB, a prefeito e vereadores em todos os municípios, os dirigentes municipais , os militantes, filiados e amigos em geral que se dedicaram à campanha  do Partido com determinação, garra, espírito de superação das dificuldades e acima de tudo, vontade de fazer crescer o PCdoB, a sua legenda, e a nossa luta maior pelo socialismo e um Brasil livre, justo e soberano.
 



Comissão Política Estadual
14 de outubro de 2008.