PCdoB de Foz do Iguaçu acerta na tática e sai vitorioso das eleições
A avaliação do resultado eleitoral em Foz ainda vai acontecer no sábado, mas uma coisa já é fato: o PCdoB de Foz saiu vitorioso desse processo eleitoral.
Publicado 16/10/2008 15:25 | Editado 04/03/2020 16:54
Em primeiro lugar, porque o Partido foi personagem fundamental na reeleição do Prefeito Paulo Mac Donald e do vice-Prefeito Chico Brasileiro, que superaram 48% dos votos contra 30% da Família Silva, selando o fim do retrocesso e das políticas atrasadas e assistencialistas. Partindo da orientação tática de ousar no campo institucional, o PCdoB de Foz além de eleger pela primeira vez um vice-prefeito comunista, elegeu Nilton Bobato como vereador com expressivos 2185 e consolidou as outras quatro candidaturas a vereador. O camarada Nézio de Freitas que disputou pela terceira vez, ampliou a votação e conquistou a terceira suplência com 876 votos disputados. Oliveira da KLP do movimento comunitário atingiu 656 votos, também em uma campanha disputada com vários candidatos do movimento comunitário. O jovem comunista, Pablo Braga Machado, que disputou pela primeira vez, fez uma honrosa votação diante das adversidades de uma campanha de juventude de massa. Mas a surpresa do PCdoB, foi a votação do policial civil, Rogério de Quadros, que conquistou 769 votos na sua primeira candidatura. O PCdoB de Foz é hoje um partido que possui a credibilidade da população, cuja aprovação foi sinalizada pelos mais de cinco mil votos para nossos candidatos. Mas o mais importante desse processo eleitoral segundo Nilton Bobato, “foi a forma como conquistamos a vitória em Foz do Iguaçu, tínhamos o governo, mas decidimos não usar a máquina, decidimos que faríamos uma campanha sem esquemas, baseado apenas no resultado do forte impacto das realizações do governo sobre a população, se esta população quisesse, continuaríamos”. E a população aprovou o avanço, aprovou as políticas públicas, aprovou as mudanças em todos os setores, principalmente nas áreas lideradas pelos comunistas, como saúde e educação. A população aprovou a ética e a seriedade que sempre nortearam o governo municipal, e concedeu através do voto a continuidade de um programa de governo voltado ao ser humano e a responsável gestão dos recursos públicos.
Como crescer?
Sem dúvida, com o crescimento surgem novos desafios e contradições e saber como lidar com o crescimento do PCdoB em Foz é o que mais preocupa os comunistas iguaçuenses. Diante de um novo cenário na cidade, com a perspectiva de mais investimentos nas áreas públicas, no desenvolvimento do turismo, e da educação com a construção do IFET (Instituto Federal de Educação Tecnológica) e da Unila (Universidade Federal da Integração latino-Americana), o Partido possui um grande desafio: de organizar a sua base eleitoral e estimular a participação da comunidade nas principais decisões da cidade. Para isso, definir a utilização do instrumento da vice-prefeitura e do mandato de vereador é fundamental para construir esta relação vinculada diretamente com a base, que foi ampliada significativamente nesta eleição. Atualmente, o Partido possui inserção em praticamente todos os segmentos: cultura, esporte, movimento comunitário, juventude, e com a surpreendente votação de Rogério, o Partido conseguiu se inserir na área da segurança.
De foz do Iguaçu, Jaqueline Castro