Artigo: “Todo mundo é igual quando sente dor”
Já dizia o poeta… E nada como um dia após o outro para constatarmos
que é possível deixar de ser vidraça e se tornar o estilingue em
curtíssimo espaço de tempo. Estas eleições em Belo Horizonte têm se
desenvolvido com uma dinâmica tamanha, que é prec
Publicado 18/10/2008 15:52 | Editado 04/03/2020 16:51
Marcio Lacerda (PSB), avesso aos debates em entidades de classe, escolas e universidades, no primeiro turno, já marcou presença em todos deste segundo turno. Sua campanha brada que ele se saiu melhor que o adversário. Não sei se é verdade, pois não estava lá, e a fonte é a própria campanha dele. Enfim… Mas a discussão que quero propor é que mudou radicalmente o discurso da “aliança”. A acidez da propaganda política aumenta na medida em que se constata a eminente e surpreendente vitória de Quintão. Mas tudo isso faz parte do jogo político. Nada demais. Apenas uma verificação de que as situações mudam quase sem nos darmos conta.
Querem um exemplo? No primeiro turno, Lacerda reclamou de uma campanha difamatória feita contra si na internet. De fato, recebi alguns e-mails dizendo que seu nome aparecia no inquérito da famigerada “CPI do Mensalão”. Não dei bola para o que li, nem tomei conhecimento, como, creio, a maioria das pessoas que recebeu tais informações. Seja como for, a situação se inverteu. Quem é detonado por e-mails nesse segundo turno é Quintão. Perdi a conta de quantas vezes recebi texto de autoria de um fotógrafo petista, de Ipatinga, que faz projeções bem ao estilo Nostradamus de como será um eventual governo do peemedebista, tomando como base o que Sebastião Quintão (pai de Leonardo) fez nos quatro anos em que foi prefeito da cidade do Vale do Aço. Sinceramente, um comentário desses é digno de pena.
“Chutar a bunda deles”
O governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel, que, no primeiro turno, foram garotos propagandas de Lacerda, sumiram da campanha. Muitas vezes, eles eram até protagonistas. Acontece que quem esperava mais aparições do candidato de verdade se frustrou. Em vez de Marcio falando de suas propostas, a principal peça da propaganda política é um vídeo da convenção do PMDB de Ipatinga, na qual Leonardo aparece gritando: “Vamos ganhar [a eleição em Ipatinga] e chutar a bunda deles [PT]”. Estão apostando tudo nesse vídeo, mas tenho percebido que o efeito esperado não será alcançado. No site Youtube, os comentários do vídeo são amplamente favoráveis a Quintão. Além disso, vi um sujeito na Praça 7, hoje, bem no centrão de BH, como uma camiseta que me fez rir muito. Estava escrito assim: “Chutar a bunda deles. Isso dá pra fazer, gente”. O cidadão criativo pegou um dos bordões do peemedebista e casou com a fala do vídeo. Ficou engraçado.
Por Orozimbo Souza Júnior, jornalista e especialista em Comunicação Política.