PCdoB/RN: Protagonismo e Mais Ousadia Eleitoral

LEIA A RESOLUÇÃO DA COMISSÃO POLÍTICA ESTADUAL SOBRE O RESULTADO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2008.

1. No Rio Grande do Norte, diferente do quadro nacional em primeiro turno, o bloco de esquerda nucleado pelo PSB/PT/PCdoB, sob a liderança da Governadora Wilma de Faria, sofreu um duro revés na Capital. A candidatura governista do PT, Fátima Bezerra, fruto de um amplo entendimento que envolveu o Prefeito da Capital Carlos Eduardo (PSB), a Governadora Wilma de Faria (PSB), Senador e Presidente do Congresso Nacional Garibaldi Alves (PMDB), o líder do PMDB Henrique Alves, e o Palácio do Planalto, foi derrotada em 1º. Turno, pela Deputada Estadual Micarla de Souza (PV) e sua aliança de centro-direita que reuniu o PV/DEM/PP/PMN/PR.



2. Com a vitória de Micarla (PV), após uma ressaca de mais de 20 anos, o Senador José Agripino e o DEM (ex-PFL), voltam a ocupar espaços políticos na Administração da Capital e compartilham com João Maia (PR) e Robson Faria (PMN/PP), a reaglutinação das forças de centro-direita com vistas à disputa estadual de 2010.



3. A aliança PSB/PMDB, que reuniu em Natal adversários recentes nas eleições de 2006, não extrapolou os limites dessa Capital, pois o que predominou na sua região metropolitana e nas cidades mais importantes do interior do Estado, foi a dispersão do bloco de esquerda, assim como da base aliada do Governo Estadual.



4. Nessa dispersão, o PSB mesmo sendo a legenda com maior número de prefeitos eleitos, seguida do PMDB, sofreu derrota na Capital, após cinco (05) gestões ininterruptas de hegemonia política. Destaque-se, também, que esse partido não elegeu Prefeituras nos maiores colégios eleitorais do Estado e vive uma divisão interna desde o período pré-eleitoral.



5. O PT computa de forma positiva a eleição de 04 prefeituras e de cinqüenta e um (51) de vereadores. Por outro lado, não elegeu a Prefeita da Capital e amargou a perda da sua representação na Câmara Municipal de Natal. Através do pronunciamento dos seus dirigentes admite que sofreu uma derrota, fala em crise e da necessidade de sua renovação.



6. O PCdoB, adotou um maior protagonismo eleitoral, com foco na eleição das Prefeituras de Caicó, Apodi, Patu e Rafael Godeiro; na disputa para a Câmara Municipal de Natal e na ampliação do número de vereadores no interior do Estado.



7. Nesse intento o nosso partido obteve vitórias parciais. Disputou memoráveis campanhas de massas, para as Prefeituras das Cidades pólos de Caicó, com a candidatura de Roberto Germano (PCdoB) e de Apodi, com chapa própria – Flaviano Monteiro (PCdoB) e José Maria (PCdoB), A despeito do insucesso eleitoral nessas prefeituras por pequena margem de votos, essas candidaturas saem fortalecidas e passam a exercer liderança nas respectivas regiões.



8. Com a disputa para a prefeitura de Rafael Godeiro, pela segunda vez o partido se afirma como pólo aglutinador da oposição no município. Quanto à cidade de Patu, onde disputamos com o apoio do atual Prefeito, o candidato de oposição mesmo vitorioso teve o registro cassado pelo TSE e, nesse município, ocorrerão novas eleições em janeiro de 2009. 



9. Como prova dessa maior ousadia na disputa para cargos do executivo, o Partido elegeu 03 vices Prefeitos (Touros/São Vicente e Lagoa de Pedras).



10. Igualmente, em maior protagonismo e postando-se com mais ousadia eleitoral, o Partido triplicou o número de vereadores eleitos, agora em número de vinte (20). Destaca-se, aqui, o retorno do PCdoB a Câmara Municipal de Natal e, mais, a primeira suplência da coligação. Essa eleição representa a garantia da representação da esquerda na nova legislatura, na condição de oposição a Administração eleita na Capital com viés de centro-direita.



11.Com essas eleições, mesmo atingindo parcialmente as suas metas eleitorais, o nosso Partido acumulou forças e ampliou seu prestígio político no Estado, apoiado em uma direção coesa e unificada na ação política.



12. No balanço geral desse nosso bloco político é importante considerar que a nova correlação de forças nascidas dessas eleições, não se resolve com o simples cômputo aritmético do número de prefeituras eleitas por cada legenda. Seu resultado, naquilo que foi desfavorável para o nosso campo, traz ensinamentos e indica novas atitudes e rumos a seguir.



13. Ante essas considerações a Comissão Política aprova a seguinte resolução com diretrizes e esforços a serem adotadas pelo coletivo partidário, até o encerramento do ano em curso:



13.1. Desenvolver esforços para recompor o nosso bloco de centro-esquerda; fortalecer o governo da Professora Wilma de Faria e reforçar a presença do Partido nessa esfera institucional;



13.2. Orientar os comitês municipais a aprofundarem o debate sobre o resultado eleitoral mais geral, e mais especificamente no respectivo município. Naqueles em que elegemos governos devemos articular e cobrar espaços de colaboração, defender propostas de ação e o cumprimento de metas que contribuam para o êxito dessas administrações.  Nos municípios em que perdemos a eleição posicionar o partido no campo e responsabilidades de oposição.



13.3. Quanto aos municípios que elegemos vice-prefeitos e vereadores pela legenda do Partido, é urgente iniciar processo de formação e capacitação desses quadros, para otimizar o cumprimento exitoso desses mandados populares.



13.3.1. Convocação de Seminário de capacitação dos mandatos eleitos pela legenda do Partido para os dias 08 e 09 de novembro, em Natal.



13.4. Retomar o nosso planejamento estratégico e plano de metas, que concluiu sua etapa eleitoral, junto a cada comitê municipal, macro região e comitê estadual. Por em movimento concreto as organizações de base e organismos dirigentes partidários.



13.4.1. Reunião com os comitês municipais das Cidades de Natal, Caicó e Apodí e, mais 03 reuniões de macro-regiões (Grande Natal/ Mato Grande/ Agreste/ Trairi/ Potengi, Oeste/ Vale do Açu e Seridó).



É imperioso, pois, prosseguir ousando e ampliando o Partido com o ingresso de novas lideranças egressas das lutas sociais, com destaque para jovens e mulheres trabalhadores; intelectuais e agentes políticos institucionais.



Se o nosso Partido foi capaz de enfrentar e superar parte dos desafios eleitorais postos, cremos puder levar adiante a tarefa de construir um Partido Comunista Moderno, amplo na sua composição e formação, dirigido por quadros capacitados e convictos dos seus ideais socialistas.



Saudação aos militantes, dirigentes e amigos do Partido que não mediram seus esforços para permitir ao nosso glorioso Partido, as conquistas políticas, aqui assinalados.



 Aos candidatos e candidatas, nossos cumprimentos pela garra e determinação, com que abraçaram a tarefa, e pela altivez com que enfrentaram os desafios vividos na campanha.



Para os eleitos, cumprimentos pela vitória e apoio dirigente para cumprirem a palavra empenhada junto aos eleitores.



Natal/RN, em 18 de outubro de 2008.
Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB/RN.