Dnocs recebe R$ 45 milhões para construção de barragens no CE

O Ceará ganhou, nesta quarta-feira (22), um impulso a mais para combater a seca. De acordo com o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes, o Ministério do Planejamento disponibilizou R$ 45 milhões para três ba

Uma terceira barragem, que ficará em Fronteiras, divisa do Ceará com o Piauí, deverá ser iniciada ainda em 2008. “As duas primeiras obras começaram em abril deste ano. A última teve um atraso no projeto, mas já deve ser licitada no início de novembro”, afirma.


 


A escolha da localização das bacias, conforme Fernandes, se deu pela posição das bacias hidráulicas. Somando as três barragens, o acúmulo de água deverá superar um bilhão de metros cúbicos. A barragem de Figueiredo terá capacidade para 500 milhões, a de Taquara para 275 milhões e a última, na fronteira com o Piauí, está projetada para comportar uma média de 300 milhões de metros cúbicos. Segundo Fernandes, a idéia é que pelo menos Taquara e Figueiredo sejam concluídas até outubro de 2009.