Lula Morais participa de sessão solene em comemoração ao Dia do Médico

O deputado Lula Morais participou nesta quarta-feira, 22 de outubro, da solenidade em homenagem ao dia do médico, celebrado anualmente no dia 18 de outubro,  realizada pela Assembléia Legislativa, no Plenário 13 de Maio.

Para Lula Morais, que é médico, a classe médica cearense, ao longo dos últimos meses, conquistou uma melhor remuneração e uma maior valorização da profissão no serviço público. “A nossa categoria está de parabéns”, ressaltou.


 


Em nosso Estado, 37% da população está na linha da pobreza, 89% das pessoas usam o serviço público e apenas 11% têm plano de saúde. Durante a cerimônia, dez médicos foram homenageados com placas comemorativas. A solenidade teve ainda um minuto de silêncio, em memória pela morte de dois médicos, Eilson Goes Oliveira e Fábio Machado Landim.


 


O presidente do Conselho Regional de Medicina, Ivan Moura Fé, falou em nome dos homenageados. “Estamos representando todos os médicos do Estado, estes sim estão sendo homenageados hoje”, afirmou. O médico salientou que promover saúde humanizada é a grande missão da profissão e falou da necessidade de se consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele fez referência ao programa do Governo Federal Saúde da Família, definindo-o como “o fato mais importante que aconteceu no País nos últimos 15 anos”.


 


O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) parabenizou a categoria. Ele ressaltou a importância das lutas de melhorias salariais e também a necessidade de ser aprovado o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da classe.


 


O secretário de Saúde de Fortaleza, Luiz Odorico Monteiro, salientou o compromisso da prefeita da Capital Luizianne Lins com a saúde: “o PCCS dos médicos municipais contribuiu para o PCCS da categoria do Estado”. Odorico salientou ainda os 20 anos de existência do SUS.


 


Estavam presentes na Sessão Solene o vereador de Fortaleza José Maria Pontes (PT); o diretor do Hospital Geral do Exército, tenente e médico Lucas Ramão dos Santos Lopes; o supervisor do Núcleo de Saúde da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, Francisco Pereira de Alencar; o coronel da Polícia Militar e médico Clínio Alves de Souza e o coordenador da Perícia Médica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará, Francisco de Assis Barreto Dias de Carvalho.
 
 
Fonte: Assessoria Dep. Lula Morais