Gabeira tem a preferência dos ricos

Os números confirmam o perfil do candidato tucano-verde, Gabeira. Segundo o Datafolha, 67% dos ricos preferem o candidato do PV, que tem perdido eleitores entre os jovens e os de menor renda. No sentido inverso, Eduardo Paes (PMDB) cresceu entre os mais j

Entre os mais jovens, a intenção de voto no candidato do PV teve queda de sete pontos percentuais em relação à pesquisa passada (quando obteve 56% no segmento), bem como entre os mais escolarizados, em que oscilou para baixo quatro pontos percentuais (era de 66% antes).



Paes subiu de 21% para 29% das intenções de voto entre os eleitores de nível superior. Nesse estrato, Gabeira caiu de 66% para 62%. Paes também se destaca entre os mais velhos (55%), entre os menos escolarizados e mais pobres (56% de cada). Entre os simpatizantes de seu partido, o PMDB, Paes tem a preferência de 76%.



Além desses segmentos, Paes mantém eleitorado acima da média entre os que aprovam os governos municipal, estadual e federal: 49% entre os que avaliam como ótima ou boa a gestão de Lula (quatro pontos percentuais acima da pesquisa anterior), 52% entre os que aprovam a gestão de Cesar Maia, e 67% entre os que aprovam a atuação de Sérgio Cabral.



Dos simpatizantes do PT, 47% preferem Paes, enquanto 42% preferem Gabeira (outros 7% pretendem votar nulo). Entre os ex-eleitores de Marcelo Crivella (PRB) e de Jandira Feghali (PCdoB), a maior parte revela hoje preferência por Eduardo Paes: 50% e 49%, respectivamente, contra 27% ex-eleitores do primeiro que migraram para Gabeira, e 36% dos que escolheram anteriormente Jandira agora dizem votar no candidato do PV.



Na pesquisa Datafolha, Paes tem 44% das intenções de voto, contra 41% de Gabeira. Computados os votos válidos eles têm, respectivamente, 52% e 48%. Hoje, declaram intenção de votar em branco ou anular 9% dos eleitores, e 6% mostram-se ainda indecisos.



Cesar Maia é nota zero



Segundo o Datafolha, 45% dos eleitores reprovam a gestão de Cesar Maia (DEM). Os que consideram ótima ou boa sua gestão caiu de 26% do observado em 07 e 08 de outubro para 22% atualmente. Sua nota média, em uma escala de zero a dez, é de 4,3. Porém, cerca de um quinto (21%) continuam atribuindo-lhe nota zero.



O presidente Lula segue em alta entre os cariocas. Segundo a pesquisa, 51% dos eleitores consideram o governo de Lula ótimo ou bom.



Vantagem no IBPS



O IBPS também mostra vantagem para Paes e perda de Gabeira. O candidato do PMDB alcançou 41% das citações contra 39% de Gabeira. Na sondagem do IBPS, os indecisos caíram de 9% para 7%. Brancos e nulos somam 9%, e 1% afirma que não vai votar. Na análise por região, Paes mostra crescimento no Centro (de 27% para 33%) e na Zona Sul (de 24% para 29%). Já Gabeira teve perdas na Zona Sul (de 58% para 56%).