UFRJ estuda ampliação do transporte gratuito para 2009
A Prefeitura Universitária e a Pró-reitoria de Graduação da UFRJ estão estudando a ampliação do transporte público gratuito para os alunos da Universidade tendo em vista a expansão das vagas nos cursos, prevista já para o próximo semestre. O planejamento
Publicado 24/10/2008 19:16 | Editado 04/03/2020 17:05
Segundo Hélio de Mattos Alves, prefeito da Cidade Universitária, algumas demandas de caráter mais localizado já foram identificadas, dentre elas a necessidade de contemplar no projeto os alunos residentes no Alojamento Estudantil, especialmente os matriculados em licenciaturas, que costumam freqüentar aulas em mais de um campus.
Segundo dados da Prefeitura Universitária, circulam diariamente na Cidade Universitária cerca de 65 mil pessoas, entre estudantes, professores, funcionários, prestadores de serviço, moradores e visitantes. Desse total, mais de 70% utilizam o sistema de transporte público municipal e intermunicipal.
De acordo com Hélio Mattos, a UFRJ investe anualmente R$ 4,5 milhões em transporte interno. O contrato com a empresa que opera o serviço foi feito após realização de licitação pública. “O campus da Cidade Universitária possui, durante 24 horas, transporte para aqueles que se deslocam internamente”, afirma o prefeito, reconhecendo, no entanto, deficiências no sistema de transporte municipal. As dificuldades decorrem da própria dimensão territorial do campus: uma área de 4.650 mil m², equivalente aos bairros de Ipanema e Leblon juntos.
“Na realidade, temos pouca oferta de transporte público na Cidade Universitária. O serviço de ônibus é oferecido por linhas internas gratuitas contratadas pela UFRJ, por linhas externas fiscalizadas pelo município do Rio de Janeiro que circulam no campus e outras linhas externas que tangenciam a Cidade Universitária e que precisam de integração com as linhas internas. O serviço de ônibus municipal de maneira geral fica prejudicado pelo tamanho do percurso necessário para atender aos usuários”, explica o prefeito.
Algumas alternativas estão sendo discutidas pelo comitê técnico do Plano Diretor 2020, dentre elas a utilização do trem por levitação magnética, o Maglev. “A ligação interna através do trem é uma alternativa, assim como a criação de ciclovia em todo o campus, o ramal ferroviário ligará a estação de Bonsucesso à Ilha do Governador com uma estação na Cidade Universitária. São várias alternativas sendo estudadas e negociadas entre a Reitoria da UFRJ e as autoridades municipais e estaduais”, afirma Mattos.
Fonte: UFRJ