Sem categoria

Correa defende integração financeira da América Latina

O presidente equatoriano, Rafael Correa, apresentou nesta quinta-feira (30) a participantes da Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado medidas concretas para que países da América Latina superem a crise financeira global e evitem problemas semelhantes

Para Correa, quatro medidas são fundamentais para essa integração e fortalecimento: a criação de um banco de desenvolvimento da América do Sul nos moldes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); a criação de um fundo de reservas conjunto; a criação de um banco central único; e a integração total do sistema monetário regional.



De acordo com o presidente do Equador, as medidas não precisam ser tomadas imediatamente, mas é importante que os países caminhem para a integração, a fim de que se tornem menos vulneráveis a momentos econômicos difíceis.



Correa recomendou aos chefes de Estado que suas propostas sejam incluídas na declaração final da cúpula, que será apresentada nesta sexta-feira). “No papel, podemos escrever coisas muito bonitas. Mas é importante que tomemos ações concretas.”



A presidente do Chile, Michelle Bachelet, também cobrou ações contra a crise. Ela pediu que a cúpula inclua na declaração um pedido para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) crie linha de crédito para capital de giro de empresas prejudicadas pela queda de liquidez no mercado.



Fonte: Agência Brasil