Sem categoria

Mapa Eleitoral interativo do New York Times retrata disputa

O velho The New York Times, fundado em 1851, está dando um show em matéria de uso interativo da internet para acompanhar a eleição presidencial nos Estados Unidos. O mapa dos país que acompanha as pesquisas, renovado duas vezes por dia, indicava

O mapa (veja ao lado) se concentra nos eleitores que cada estado levará ao Colégio Eleitoral, já que a eleição nos EUA é indireta. As categorias são ''Solidamente Obama'' (azul chapado), ''Tendendo para Obama'' (azul reticulado), ''Indefinido'' (amarelo), ''Tendendo para McCain'' (vermelho reticulado) e ''Solidamente McCain (vermelho chapado).



Prognóstico: Obama vence



Os critérios para colorir o mapa incluem uma complexa mescla de pesquisas (selecionadas pelo NYT), histórico das votações anteriores e (cenário político) de cada estado. A ''Dama Cinzenta'', como é apelidado o monstro sagrado da imprensa americana, aceita usar cores mas não faz concessões à simplificação.



Sobre o mapa, uma barra mostra a correlação no Colégio Eleitoral, conforme o mesmo padrão. Uma linha negra indica o número mágico – 270 votos no Colégio de 538 membros – que garante a eleição do presidente.



Se a votação fosse ontem, segundo o NYT Obama venceria por 291 a 248, na hipótese menos favorável a ele, e 386 a 163 na mais favorável. A variação depende de para onde irão os quatro estados ''indecisos'', que concentram as atenções e informações.



Uma sugestão para 2012



O internauta que clica em um estado tem acesso a: uma síntese da situação local; um resumo gráfico das últimas pesquisas locais; o resultado local das cinco últimas eleições presidenciais; a situação do governo estadual e a das bancadas democrata e republicana nas duas casas do Congresso e do legislativo estadual. Tudo representado graficamente: basta bater o olho para captar a situação.



Como ninguém é perfeito, o Mapa Eleitoral do NYT não permite a navegação no tempo, um recurso fácil de desenvolver através do pragrama empregado (Flash). O mapa de 2 de outubro que ilustra esta matéria teve de ser produzido a partir de informações não-gráficas. Fica a sugestão para 2012.



Outros regursos do Guia



O Mapa Eleitoral é apenas um dos recursos do Guia das Eleições 2008 do NYT. Há outros. Pesquisas (20 nacionais e 34 estaduais), elegantemente representadas de modo a deixar graficamente claro o fator margem de erro, mas permitindo o detalhamento de cada edição (algumas pesquisas já realizaram muitas dezenas). Um mapa das finanças de cada candidato, inclusive os que sairam do páreo, com dados esclarecedores. E ainda as agendas, os vídeos dos debates, os perfis, as posições sobre 12 temas selecionados…



Durante as primárias democratas e republicanas, o NYT também foi imbatível. Outro mapa interativo permitia ao internauta acompanhar on line, estado por estado e condado (município) por condado, a emocionante disputa Obama-Hillary Clinton, ou a menos momentosa sagração de John McCain.



Na última segunda-feira (24) o NYT declarou apoio a Obama em seu editorial. A maior parte dos órgãos de imprensa dos EUA têm esse costume, que conta pontos para sua transparência, ao contrário da imprensa brasileira, que prefere apoiar seus candidatos na surdina, sem abrir o jogo com os leitores.


Clique aqui para visitar o Guia das Eleições 2008 do NYT