Sem categoria

Jovens do campo se reúnem em Brasília por melhores condições de vida

Mais de 500 jovens agricultores de todo o país são esperados na capital federal para a 1ª Plenária Nacional da Juventude, que será realizada durante toda a semana que vem, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Eles vão rei

Recado nesse sentido foi dado hoje (1º) pela coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores da Contag, Elenice Anastácio, em entrevista à Rádio Nacional. Segundo ela, o jovem do meio rural gosta mais do campo que da cidade, e o que o faz deixar o local de origem é a falta de oportunidades de geração renda, a carência de escolas e espaços de lazer, entre outros.



Ela garante que a juventude gosta do campo e não deixa o local em que nasceu por querer razão.



– Estamos sendo expulsos do campo, e queremos que o governo, de fato, faça chegar as políticas públicas ao campo para que tenhamos uma vida digna – disse.



Segundo Elenice, é preciso que todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal) tenham ação coordenada nesse sentido e lembrou que o Congresso Nacional também tem papel fundamental com a aprovação do Plano Nacional da Juventude, que está parado na Casa desde o ano passado.



Ela menciona ainda que incentivos ao turismo rural e à formação de associações e cooperativas seriam de grande valia para fixar o jovem ao campo, em especial porque “são ações que contribuem com geração de trabalho e renda”. Isso deve chegar ao campo aliado com “educação de qualidade, que nos valorize enquanto sujeitos importantes para o desenvolvimento do país.”


 


Fonte: Agência Brasil