Arquivo Nirez comemora 50 anos com seminário
Encontro vai reunir amigos do acervo para discutir a importância histórica e cultural do Arquivo
Publicado 07/11/2008 11:06 | Editado 04/03/2020 16:35
Em 2008, o Arquivo Nirez, oficialmente Museu Cearense da Comunicação, completa 50 anos de existência. Como parte das comemorações de meio século repleto de memórias da música brasileira e de imagens da Fortaleza de antigamente, será realizado de 10 a 14 de novembro o Seminário “Conversas sobre um Acervo”, contemplado nos Editais da Cultura 2007, categoria Cultura e Pensamento, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
O seminário será marcado pela interlocução com pesquisadores e profissionais considerados “amigos do Arquivo”, como Christiano Câmara, Elba Braga Ramalho, Marcelo Bonavides, Humberto Franceschi e Nelson Augusto, que falarão sobre trabalhos desenvolvidos com base no acervo como fonte de pesquisa. A influência do Arquivo Nirez na Rádio Universitária FM e a experiência do programa Arquivo de Cera também serão tema de palestra.
De acordo com Myreika Falcão e Andréa Cruz, organizadoras do encontro, o seminário pretende ressaltar a importância de atitudes isoladas de salvaguardar acervos históricos ou não, de se preservar a memória de uma cultura através da arte do colecionismo. “Acreditamos que a melhor forma de mostrar ao público como este acervo serviu e serve de fonte de pesquisa, de trabalho, de inspiração, é através de depoimentos de 'Amigos do Arquivo Nirez' reunidos em uma roda de conversa com um público diversificado e principalmente estudantes, já que estes serão os futuros Nirez”, explica Myreika.
Ela complementa que a idéia do seminário também surgiu da necessidade de se discutir a importância do trabalho que o Nirez “ou” o Arquivo Nirez vem desenvolvendo nesse meio século. “Digo 'ou' porque é quase impossível diferenciar Nirez do Arquivo Nirez. Os limites entre um e o outro quase não existem. Explico: a coleção de discos de cera de 22 mil exemplares por si só não fala da importância da música brasileira no período da cera; a mais importante fonte de informação sobre a música é o próprio Nirez, sua memória, inteligência, afeto que agrega ao acervo físico. Outro exemplo é o das 30 mil fotografias de Fortaleza antiga, que por si só não contam as histórias pitorescas de cada logradouro, detalhes contidos na imaginação do colecionador Nirez”.
Pedro Álvares, amigo do Arquivo que está com um livro prestes a ser publicado sobre o Museu, avalia que a coleção oferece uma brilhante contribuição à cultura popular brasileira, pois guarda uma parte preciosa da nossa memória. “O Arquivo Nirez possui referências concretas e precisas de nossa história, e isso é raro no Brasil. A biografia do Pixinguinha (“Pixinguinha – Vida e Obra”) só foi finalizada pelo Sérgio Cabral, segundo ele mesmo, graças ao acervo do Nirez”, lembra. Na obra, Pedro narra casos como o do jornalista e biógrafo Sérgio Cabral e divulga opiniões importantes sobre o memorial, como a do crítico de música Tárik de Souza.
O grupo musical Vozes da Cera, cujo repertório é fruto de pesquisa no acervo de discos de cera (78 rpm) do Arquivo Nirez, também fará apresentações durante o seminário, executando canções produzidas de 1902 a 1946.
Os Editais da Cultura 2007 da Secultfor têm apoiado a programação de comemoração do cinqüentenário do Arquivo Nirez. Além do seminário, o Arquivo promoveu o lançamento dos postais “Fortaleza Ontem e Hoje”, no último dia 15 de outubro, contemplados nos Editais de 2007, na categoria Fotografia. Ainda estão previstas a abertura da Biblioteca Otacílio Azevedo e a montagem da exposição “Fortaleza Contando sua História”, projetos premiados nos Editais, nas categorias Abertura de Acervos para Consulta Pública e Gratuita e Artes Visuais, respectivamente.
Sobre o Arquivo Nirez
O Arquivo Nirez é referência na cidade e no país com um acervo de 141 mil itens de história, entre discos de cera (maior coleção do Brasil), fotografias e equipamentos antigos, como gramofones, vitrolas, toca discos, microfones e máquinas fotográficas. O acervo também é composto por mais de 200 horas de gravação em fitas de rolo com depoimentos de personalidades nacionais e locais e por uma biblioteca com foco em História do Ceará e Música Brasileira, além de jornais e revistas.
Serviço:
Seminário “Conversas sobre um Acervo”, em comemoração aos 50 anos do Arquivo Nirez. De 10 a 14 de novembro, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica), das 8h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o último dia do evento (os certificados de participação serão emitidos para cada palestra, individualmente), no local ou pelos telefones 3081.6102 e 3091.8928.
Programação:
DIA 10
8h – Abertura com Grupo Vozes da Cera
8h30 – Mesa de Abertura: “Uma jornada de 50 anos”
Palestrante: Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
10h – Apresentação Musical Grupo Vozes da Cera
10h30 – Mesa 01: “Curiosidades do Rei do Baião”
Palestrante: Paulo Vanderley
Apresentação do Grupo Vozes da Cera
DIA 11
8h30 – Mesa 01: “O Cancioneiro em Luiz Gonzaga”
Palestrante: Elba Braga Ramalho
10h30 – Mesa 02: “Atrizes/cantoras da Belle Epoque brasileira no teatro de revista e no início da indústria fonográfica”
Palestrante: Marcelo Bonavides
DIA 12
8h30 – Mesa 01: “A Influência Arquivo Nirez na programação da Rádio Universitária FM de Fortaleza”
Palestrante: Nelson Augusto
10h30 – Debate com Miguel Ângelo Azevedo (Nirez)
DIA 13
8h30 – Mesa 01: “Fotografia (Laboratório Preto e Branco)”
Palestrante: Falcão Jr
10h30 – Mesa 02: “Estruturação do Cinema”
Palestrante: Christiano Câmara
DIA 14
8h30 – Mesa 01: “Gravação Mecânica: 3 Historinhas”
Palestrante: Humberto Franceschi
10h30 – Debate com Humberto Franceschi
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor