Piauí terá 1ª obra projetada por Oscar Niemeyer
O Piauí terá em breve a sua primeira obra arquitetônico projetada por Oscar Niemeyer, mais famoso arquiteto do modernismo no Brasil e responsável por ícones da arquitetura do país como a Catedral de Brasília e o edifício Copan, em São Paulo. Sua obra no e
Publicado 10/11/2008 12:19 | Editado 04/03/2020 17:02
Do alto dos seus 100 anos, completados no final do ano passado, Niemeyer continua a rotina caprichosa de projetar no escritório do Rio de Janeiro abrigado no bairro de Copacabana. E é de lá que está saindo o projeto que do Memorial Evandro Lins e Silva.
O secretário de Turismo do Piauí, Silvio Leite, é quem negociou com o arquiteto e diz a primeira fase do projeto já está pronta, mais ainda faltam alguns desenvolvimentos. “Assim que o projeto estiver pronto a obra será licitada”, afirma.
Silvio Leite acrescentou que o memorial custará R$ 4 milhões e terá um grande impacto visual e arquitetônico. “Ele terá espaço para biblioteca, sala de exposição dos objetos pessoais do famoso jurista piauiense nascido em Paranaíba, além de auditório com 80 lugares”.
Outro impacto esperado será no Turismo, segundo Silvio Leite. Ele disse que o memorial estará localizado na Avenida São Sebastião e na confluência do aeroporto de Paranaíba com a BR 404. “Os turistas que desembarcarem lá e de passagem para Camocim, por exemplo, avistarão a obra de grande apelo visual”.
O secretário de turismo destacou que a construção do memorial em Parnaíba foi uma reivindicação do Conselho Nacional dos Advogados, bem como da OAB nacional e do Piauí, pela importância de Evandro Lins e Silva. “O governador Wellington Dias abraçou a idéia, além de considerar que o Piauí é um dos poucos estados do país que não conta com uma obra de Oscar Niemeyer”, finalizou Silvio Leite.