Professores de Sobral farão mobilização em defesa do piso salarial nacional da categoria
Professores da rede estadual de Sobral se reúnem na manhã desta 5ª feira, 13 de novembro, em frente à Câmara Municipal de Sobral para debater sobre o piso salarial nacional da categoria. Apesar de aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal e
Publicado 10/11/2008 15:27 | Editado 04/03/2020 16:35
Em todos os setores da sociedade brasileira, há um consenso de que a educação é uma prioridade e uma das ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do nosso país. A partir desta concepção e da luta histórica dos professores brasileiros, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, aprovaram o piso nacional dos professores, que foi sancionado pelo Presidente Lula.
Esta conquista é fruto de mais de vinte anos de mobilização e luta dos professores brasileiros, desde a Constituição de 1988, e representa um avanço e um reconhecimento de que a função de professor merece uma melhor remuneração, a fim de que se possa minimamente e com dignidade, exercer a função docente.
Mas esta conquista histórica, está ameaçada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade-ADIN, impetrada pelos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná, que contestam na justiça a implementação do piso salarial nacional dos professores.
Não é possível pensarmos em melhoria da qualidade da educação, sem levarmos em conta as condições salariais dos professores, as condições estruturais das escolas, os materiais didáticos, os laboratórios e tempo para a formação continuada e em serviço dos professores.
Nós professores da rede estadual de Sobral, reafirmamos a defesa do piso salarial nacional dos professores e renovamos nosso espírito de luta e mobilização, para que possamos garantir a efetivação desta conquista histórica. Convidamos a todos os professores da rede estadual e municipal, para um amplo debate e uma intensa mobilização em defesa do piso salarial nacional dos professores, que não é uma conquista apenas da categoria dos professores, mas de toda a sociedade brasileira. Nesta perspectiva, convidamos todos os professores para um ato no dia 13 de novembro (quinta-feira), a partir das 8h da manhã, na Câmara Municipal de Sobral.
Fonte: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE / Sindicato APEOC – Delegacia de Sobral