Sete partidos já estão em SP para 10º Encontro de PCs
Já chegram ao Brasil os delegados de sete organizações que participarão do 10º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários: Partido do Trabalho da Bélgica, Partido Comunista do Canadá, Partido Comunista dos Povos da Espanha, Partido Comunista da Finlândia, Partido do Trabalho da Irlanda, Partido Comunista da Venezuela e Tribuna Democrática Progressista do Bahrein. As delegações desembarcaram ontem (18) em São Paulo, cidade que irá sediar o evento.
Nesta mesma terça-feira, Gary Graigner, secretário de Relações Internacionais do Partido do Trabalho da Irlanda; Quim Box, secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista dos Povos da Espanha e Baudouin Deckers , secretário-geral do Partido do Trabalho da Bélgica mantiveram reuniões bilaterais com o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho e com o membro da mesma secretaria, Ronaldo Carmona. Conversas como essas serão mantidas com todos os partidos que estarão no encontro. O objetivo é estreitar os laços entre as organizações, fortalecendo assim a atuação dos partidos e o movimento comunista internacional.
Um dos pontos fortes desses encontros foi o diálogo com Gary Graigner. Ele tratou especialmente do importante passo dado pelo povo irlandês ao rejeitar, via referendo, o Tratado de Lisboa, espécie de constituição da União Européia. A não aceitação do documento pela Irlanda é uma importante sinalização uma vez que, para ser implementada, precisa da aprovação de seus 27 países membros. O dirigente irlandês contou que houve muita pressão, principalmente por parte dos grandes partidos e do empresariado, pela aprovação do tratado, de teor fortemente neoliberal.
Segundo Ronaldo Carmona, as reuniões bilaterais serão uma oportunidade para que “o PCdoB dê as boas-vindas aos convidados e os apresente a dois dos documentos que sairão do encontro: a Proclamação de São Paulo sobre a crise do capitalismo e a Declaração em solidariedade aos povos da América Latina e do Caribe”. Além disso, tais ocasiões servem também para que os dirigentes internacionais tomem conhecimento sobre assuntos relacionados à realidade política e social brasileira, bem como a atuação do PCdoB nas lutas sociais, políticas e de idéias.
Hoje (19), outros oito partidos chegarão à capital paulista: Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista da Grécia, Novo Partido Comunista da Holanda, o partido Tudeh, do Irã, o Partido Comunista Iraquiano, o Partido dos Comunistas do México, o Partido Comunista Palestino, o Partido Comunista do Paquistão e o Partido Comunista Português.
De São Paulo,
Priscila Lobregatte
Publicado 19/11/2008 16:36 | Editado 13/12/2019 03:30