Sem categoria

Sete partidos já estão em SP para 10º Encontro de PCs

Já chegram ao Brasil os delegados de sete organizações que participarão do 10º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários: Partido do Trabalho da Bélgica, Partido Comunista do Canadá, Partido Comunista dos Povos da Espanha, Partido Comunista da Finlândia, Partido do Trabalho da Irlanda, Partido Comunista da Venezuela e Tribuna Democrática Progressista do Bahrein. As delegações desembarcaram ontem (18) em São Paulo, cidade que irá sediar o evento.

Nesta mesma terça-feira, Gary Graigner, secretário de Relações Internacionais do Partido do Trabalho da Irlanda; Quim Box, secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista dos Povos da Espanha e Baudouin Deckers , secretário-geral do Partido do Trabalho da Bélgica mantiveram reuniões bilaterais com o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho e com o membro da mesma secretaria, Ronaldo Carmona. Conversas como essas serão mantidas com todos os partidos que estarão no encontro. O objetivo é estreitar os laços entre as organizações, fortalecendo assim a atuação dos partidos e o movimento comunista internacional.

Um dos pontos fortes desses encontros foi o diálogo com Gary Graigner. Ele tratou especialmente do importante passo dado pelo povo irlandês ao rejeitar, via referendo, o Tratado de Lisboa, espécie de constituição da União Européia. A não aceitação do documento pela Irlanda é uma importante sinalização uma vez que, para ser implementada, precisa da aprovação de seus 27 países membros.  O dirigente irlandês contou que houve muita pressão, principalmente por parte dos grandes partidos e do empresariado, pela aprovação do tratado, de teor fortemente neoliberal.

Segundo Ronaldo Carmona, as reuniões bilaterais serão uma oportunidade para que “o PCdoB dê as boas-vindas aos convidados e os apresente a dois dos documentos que sairão do encontro: a Proclamação de São Paulo sobre a crise do capitalismo e a Declaração em solidariedade aos povos da América Latina e do Caribe”. Além disso, tais ocasiões servem também para que os dirigentes internacionais tomem conhecimento sobre assuntos relacionados à realidade política e social brasileira, bem como a atuação do PCdoB nas lutas sociais, políticas e de idéias.

Hoje (19), outros oito partidos chegarão à capital paulista: Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista da Grécia, Novo Partido Comunista da Holanda, o partido Tudeh, do Irã, o Partido Comunista Iraquiano, o Partido dos Comunistas do México, o Partido Comunista Palestino, o Partido Comunista do Paquistão e o Partido Comunista Português.

 

De São Paulo,
Priscila Lobregatte