Eliana Gomes – Mulheres, poder e violência

O enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher passa por uma maior participação feminina na cena política. O Brasil continua sendo um dos países que possuem menor percentual de mulheres nos espaços de decisão. Das mais de 50 mil vagas de

Dessa forma, a profunda relação entre a participação feminina nas esferas de poder e a redução da pobreza se coloca na ordem do dia, entendendo que a ausência das mulheres representa, inclusive, um freio no desenvolvimento sócio-econômico. O número de mulheres vereadoras tem relação com a qualidade de vida nos municípios. No entanto, sabemos que não basta ser mulher, é necessário compromisso com as causas do povo.


 


A Delegacia de Direitos da Mulher em Fortaleza registrou, até o mês de outubro, 6.250 ocorrências. O Ministério Público já registrou, até o início de novembro, 77 mulheres assassinadas. A elevação dos índices é apenas aparente. Na verdade, a Lei Maria da Penha, frente a todos os ataques descabidos que vem sofrendo, tirou o debate do âmbito familiar e o trouxe à cena pública.


 


Em nome de tantas Socorros, Midians, Eloás assassinadas brutalmente devemos reafirmar, nesse 25 de novembro, nosso compromisso com uma vida livre de todas as formas de violência, com respeito e solidariedade entre os gêneros, em sua diversidade de raça, cor, etnia, credo, orientação sexual e/ou condição física.


 


Eliana Gomes é Presidente do Centro Socorro Abreu e Vereadora eleita em Fortaleza.