Lula diz que pleitos de Aracaju terão simpatia da presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou ontem “o compromisso com o povo de Sergipe e o apoio aos projetos estratégicos do Estado”, conforme informou o governador Marcelo Déda, logo após audiência no Palácio do Planalto, em Brasília. Presente ao e

Durante a audiência, Déda repassou demandas do interesse de Sergipe que dependem da parceria com União, já abordadas em um encontro realizado no último dia 22 de julho, também em Brasília. Entre os principais interesses do Estado, a reforma e ampliação do aeroporto de Aracaju, a construção do Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto e os estudos sobre a construção do Canal de Xingó.


 


 


O presidente, diante da impossibilidade de viajar a Sergipe em dezembro, solicitou ao governador que adiasse para janeiro as assinaturas dos convênios com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a respeito das obras no Aeroporto de Aracaju, e do Campus de Lagarto, já que Lula quer estar presente durante a celebração dos atos entre a União e Sergipe.


 


 


Orçamento da União


 


 


Classificando-a como demanda prioritária, Déda solicitou ao presidente que ajudasse na liberação das emendas coletivas da bancada de Sergipe, já que, até o momento, nenhuma foi executada pelo governo federal. Ao presidente, o governador pediu que autorizasse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, “a abrir negociações com o Estado de Sergipe para definir os limites financeiros para liberação das emendas ainda este ano”.


 


 


Lula assumiu o compromisso de agilizar as discussões com os ministros do Planejamento e das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro — presente à reunião — para “estabelecer limites e, em seguida, negociar as prioridades com o governo federal. O presidente assegurou que, ainda em dezembro, deflagrará a liberação das emendas. E que, não obstante a crise econômica internacional, Sergipe não deixará de acessar esses recursos”.


 


 


“Todos os pleitos do governo do Estado serão, de acordo com o presidente da República, encaminhados aos ministérios respectivos, com a determinação para que as negociações se iniciem o mais rápido possível”, informou Déda. Uma reunião com o ministro Paulo Bernardo, antecipou, pode ser agendada já para a próxima semana. Ao final, Lula manifestou a atenção que dispensa ao Estado. “Você sabe, Déda, do carinho que eu sempre tive para com Sergipe. Não se preocupe”, disse o presidente.