Senador propõe diálogo para projetos que beneficiam aposentados e pensionistas

Um grupo de senadores esteve novamente em vigília no Plenário na noite desta quarta-feira (26), em prol dos aposentados, que estendeu-se até a 1h25 da madrugada desta quinta-feira. Desta vez, eles quiseram garantir que o projeto que recompõe o valor das a

A intenção do PLS 58/03 é recuperar o valor do poder aquisitivo desses benefícios, de forma a garantir o mesmo número de salários mínimos que eram recebidos na data da concessão da aposentadoria ou da pensão. O movimento dos senadores tem o objetivo, ainda, de conseguir a aprovação de outros dois projetos que se encontram em tramitação na Câmara: o PLS 296/03, que prevê o fim do fator previdenciário, e uma emenda ao PLC 42/07, estendendo às aposentadorias e pensões o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo.


 


Durante a vigília, o Senador Inácio Arruda defendeu o diálogo entre governo e oposição para que o Congresso Nacional possa apresentar aos brasileiros uma solução ao impasse em relação à aprovação de projetos que beneficiam aposentados e pensionistas: “Acho importante respaldarmos a luta que os Parlamentares desenvolvem aqui e na Câmara, para encontrarmos uma saída. Muitos Senadores querem encontrar a saída e a alternativa mais positiva para a questão daqueles que ganham acima do salário mínimo”.


 


O Senador disse que o PCdoB e várias centrais sindicais apóiam a vigília e que as negociações devem garantir que o reajuste para os salários de aposentados e pensionistas não seja apenas simbólico. Ele ressaltou o esforço do Governo Federal para atender os aposentados e destacou os efeitos da equiparação ao salário mínimo: “A maioria esmagadora dos aposentados, que soma uma quantidade significativa e reconhecida por todos nós, tem sido atendida com as sucessivas remunerações mais elevadas do salário mínimo. Isso deu uma energia ao mercado nacional, porque esses aposentados gastam aqui, no Brasil”, afirmou.


 



Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda