BA:Melhor resultado eleitoral desde a legalização do PCdoB, diz Péricles
A direção estadual da Bahia iniciou neste sábado (29/11), em Salvador, a sua primeira reunião após as eleições municipais com o objetivo de avaliar a participação da legenda no último pleito e a conjuntura política. O balanço eleitoral parte de um pa
Publicado 29/11/2008 17:38 | Editado 04/03/2020 16:21
Na abertura da reunião, o secretário nacional de Relações Institucionais do PCdoB, Ronald Freitas, falou sobre o desempenho do partido em âmbito nacional destacando a vitória de Edvaldo Nogueira, em Aracaju (SE) e de Renildo Calheiros, em Olinda (PE), e das campanhas majoritárias do partido para prefeituras em capitais. Para Freitas, a campanha de Flávio Dino, em São Luis (MA) se apresentou como nitidamente de esquerda. A vitória em cidades médias como a de Juazeiro, na Bahia, foi referida pelo dirigente que apontou a ampla divulgação da legenda e do número do PCdoB como conquistas relevantes. O dirigente nacional também se referiu as iniciativas em âmbito nacional voltadas para a recomposição do Bloco de Esquerda para dar maior protagonismo à esquerda nas eleições de 2010. A ampliação da bancada federal do PCdoB e de espaços estaduais sem dúvida ocupam os planos dos comunistas, de acordo com o dirigente.
Coube ao presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, iniciar a análise do desempenho da legenda na Bahia, tema a ser debatido pelos integrantes da direção estadual durante a reunião. Péricles defendeu que os resultados eleitorais apontam avanço da base de Lula, crescimento da base política do governador Wagner e extraordinário desempenho eleitoral do PCdoB . Péricles destacou a vitória do PCdoB/BA. Os números confirmam isso. A legenda saltou de um pouco mais de 6 mil votos nas eleições majoritárias municipais em 2004 para pouco mais de 200 mil votos nas eleições de 2008. Esse crescimento da votação se relaciona com a ampliação do número de candidatos a prefeito e com grandes campanhas mesmo em municípios onde a legenda não elegeu candidatos, a exemplo de Alagoinhas e Guanambi. O PCdoB lançou12 candidatos e não elegeu nenhum em 2004. Já nas últimas eleições lançou 45 candidaturas e elegeu 18 (14 prefeitos e 4 prefeitas). De acordo com Péricles de Souza, a Bahia foi quem mais elegeu prefeitos e prefeitas do PCdoB e foi também quem mais lançou candidaturas majoritárias. Nas eleições proporcionais, a Bahia contribuiu com 20% do crescimento do número de vereadores eleitos pela legenda nacionalmente. No estado, o partido quadruplicou o número de eleitos, atingindo 149 vereadores; quase triplicou as candidaturas a vereador comparando com 2004, concorrendo com 1209 candidatos e candidatas; e saltou de 135.644 para 298.485 votos, incluindo votos nominais e na legenda. A campanha proporcional do PCdoB atingiu 327 municípios entre os 417 municípios baianos. Embora estruturado em 364 municípios, não apresentou candidaturas proporcionais em 37 municípios.
A reunião se realiza no hotel Bahia Mar, em Salvador, e os debates prosseguem marcados por análises do desempenho eleitoral do partido, pela discussão dos desafios relacionados à gestão nas prefeituras onde o PCdoB obteve vitória e de abordagens iniciais sobre o plano político eleitoral para 2010 na Bahia.
De Salvador,
Julieta Palmeira