Teatro de bonecos conta a Paixão de Cristo de um jeito nordestino

O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Teatro de 2007 da Secultfor

No lugar das pálidas cores que tradicionalmente compõem o figurino das representações artísticas e religiosas da Paixão de Cristo, o estampado da chita. Na trilha sonora, apesar das influências de músicas do Oriente Médio, quem dá o ritmo da ação é o forró. Assim, elementos do Nordeste se mesclam às narrativas bíblicas no espetáculo “A Saga de Jesus Cristo”, da Cia. Epidemia de Bonecos. O grupo foi contemplado no Edital de Incentivo ao Teatro de 2007, da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Neste sábado (6), o grupo faz a primeira apresentação gratuita prevista no projeto, na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Quintino Cunha.
“A própria moldura da empanada [a 'casinha' dos bonecos] é toda feita de retalho e fuxico”, conta Cláudio Magalhães, diretor do espetáculo. Com as influências nordestinas também no jeito de falar dos personagens, o grupo, que existe há 21 anos, pretende aumentar a identificação do público com a peça e universalizar a história de Cristo.



Outras misturas estão presentes na peça. “É uma mistura entre o estilo popular do mamulengo, que é a fonte em que a gente bebe, do teatro popular, e de referências eruditas”, explica Izabel Vasconcelos, diretora da Cia. Epidemia de Bonecos. No espetáculo, o grupo trabalha com três técnicas: bonecos de luva, balcão e vara.
Os editais da Prefeitura Municipal de Fortaleza voltados para a cultura já viabilizaram 447 projetos de artistas locais com recursos públicos. Por terem sido contemplados na categoria de Circulação do Edital de Teatro, os artistas da Cia. Epidemia de Bonecos vão realizar seis apresentações com entrada gratuita, uma em cada Regional de Fortaleza. Confira abaixo as datas já confirmadas para dezembro:


Serviço:



DIA 06 (Regional III)
Horário: 19h
Local: Paróquia São Pedro e São Paulo, conhecida como Igreja do Sete (rua Padre Teodoro, 996, Quintino Cunha)


 


DIA 07 (Regional II)
Horário: 10h
Local: Patronato São João do Tauape (rua Frei Vital, s/n, São João do Tauape)


 


DIA 12 (Regional V)
Horário: 9h30
Local: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Geísa Firmo Gonçalves (rua Zuleica Pontes, s/n, Pantanal)


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor