Comunistas da Zona Leste da Capital discutem perspectivas para 2009
Curso de Formação e Plenária. empolgam militância comunista da Zona Leste e apontam perspectivas para 2009,.
Publicado 11/12/2008 17:27 | Editado 04/03/2020 17:18
Dirigentes do Distrital do PCdoB de São Miguel, Itaim e Ermelino Matarazzo, bairros da Zona Leste da capital paulista, realizaram na noite de sexta-feira, 28/11, plenária na qual debateram o projeto político do Partido e as perspectivas para 2009. A plenária, que aconteceu na sede do Distrital, contou com a participação de mais de 60 filiados, militantes e simpatizantes do Partido na região.
Convidado a fazer a exposição sobre a atual conjuntura, o Secretário de Organização do Comitê Municipal, Julio Vellozo, opinou sobre a nova situação que enfrentaremos no ano que vem. “2009 será um ano de crise”, afirmou o dirigente comunista. “E as discussões acerca dos efeitos dessa crise estão em aberto”, explicou.
No entanto, adiantou que o Partido aprofundará a defesa da propaganda socialista como alternativa ao capitalismo. E, mais do que isso, mobilizará sua militância e a população em geral nas lutas em defesa de direitos, bem como cobrará uma postura mais crítica do governo Lula e medidas econômicas efetivas de ruptura ao neoliberalismo.
Os objetivos político-partidários do PCdoB no futuro próximo, conforme Vellozo, é manter o Bloco de Esquerda unido, atrair o Partido dos Trabalhadores para uma grande aliança em 2010, na qual o Partido contribua novamente para a vitória do sucessor de Lula e eleger mais deputados federais comunistas, aumentando o tempo de TV e o fundo partidário.
Com a vitória de Jamil Murad e Netinho de Paula, o Partido está recolocado no cenário político parlamentar paulistano e fará oposição combativa ao governo Kassab/Serra, colocando os movimentos socias nas ruas. “Em 2009, vamos lutar muito pela garantia das conquistas obtidas no governo Lula”, anunciou o dirigente. Aproveitou para convidar as lideranças comunitárias e sindicalistas presentes a participarem de um encontro, no dia 10 de janeiro, no qual será dado o pontapé inicial na organização das diversas lutas que acontecerão em 2009.
Nesta conjuntura favorável às lutas populares, o Partido pretende acumular outro tipo de força: a interna, por meio de novas filiações, cursos de formação, palestras, seminários etc. Com entusiasmo, falou sobre a necessidade de ampliarmos o número de Comitês Distritais na cidade.
Diretor do Sindicato dos Condutores de São Paulo, o dirigente comunista José Carlos Negrão, lembrou que 20 condutores classistas representarão a categoria na 5ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela CTB, que foi realizada em Brasília..
“Os trabalhadores não vão pagar a conta da crise”, defendeu o sindicalista. Nessa ocasião, os trabalhadores levantarão a bandeira pelo “Desenvolvimento com valorização do trabalho”, tema central do movimento, que reúne inúmeras categorias de todo o país. Também presentes na plenária, condutores classistas, entre eles os diretores do Sindicato e Cipeiros da Viação Itaim Paulista, reafirmaram as bandeiras de luta dos trabalhadores.
O Secretário de Organização do Distrital, Abel Toledo, lembrou que o discurso de que o “Mercado” se resolve sozinho, tão utilizado pela mídia burguesa, está fragilizado pela crise econômica que assola o núcleo do imperialismo, os EUA e ameaça os direitos dos trabalhadores de todo o mundo, com desemprego e arrocho salarial. “Vamos para as ruas garantir avanços para a classe trabalhadora”, concluiu.
Curso Básico em Vídeo reúne militantes comunistas
Com o objetivo de preparar os novos filiados e militantes para o enfrentamento dos embates que estão por vir; bem como reciclar os estudos dos comunistas mais antigos do Partido, a direção do PCdoB de São Miguel, Ermelino e Itaim realizou no dia 30/11, mais um Curso Básico em Vídeo (CBV) no Comitê Distrital, completando o terceiro curso do Distrital este ano.
O Curso, ministrado pelo Secretário de Formação do Distrital, Gilberto Brás, contou com a participação de 20 pessoas. Os novos integrantes do Partido, agregados no processo de campanha, aprofundaram o conhecimento acerca dos fatores históricos, culturais e sociais que marcaram as lutas do povo por uma sociedade mais democrática, justa e soberana. Além disso, conheceram a história do Partido, iniciada em 1922, com a sua fundação.
Alice Cardoso