OLHARES encerra ano com palestra de Lustosa da Costa
O programa Olhares – o ofício de educar, da Escola de Formação Permanente do Magistério e Secretaria da Educação de Sobral encerrou no dia 05 de dezembro as suas atividades do ano de 2008. O veterano jornalista Lustosa da Costa conversou com os professore
Publicado 12/12/2008 13:12 | Editado 04/03/2020 16:35
Na apresentação do jornalista e escritor o professor Joan Edessom, Diretor da Escola de Formação, destacou a trajetória democrática de Lustosa. Jornalista do Estadão, do Correio Brasiliense, e assinando atualmente uma coluna diária no jornal Diário do Nordeste, do Ceará, Lustosa sempre manteve uma postura democrática. Sou parcial, sou faccioso, tenho lado, declara ele com firmeza. Sou gente, tenho lado, não sou desses que se dizem neutros para esconder suas convicções, provoca mais adiante.
Lustosa da Costa foi das poucas vozes do jornalismo que se levantou com firmeza contra o massacre que a chamada grande imprensa quis impor ao governo Lula e aos seus aliados.
Escritor, com diversos livros publicados, amigo de personalidades como José Saramago, Mia Couto e Germano Almeida, Lustosa cultiva também uma excelente relação com os nomes mais jovens da literatura cearense, sempre incentivando-os e procurando divulgar os seus trabalhos.
Na palestra com os professores, perguntado sobre que conselhos daria aos professores, brincou: Quem sou eu para dar conselhos aos professores?. Mas emendou logo a seguir: O que eu posso dizer é que estudem, estudem a história, para saber sobre que país e sobre que cidade e realidade vocês estão falando.
O programa Olhares – o ofício de educar, faz parte da formação dos professores da rede pública municipal de Sobral. Na última atividade do ano cerca de trezentas pessoas estiveram presentes para ouvir e conversar com Lustosa da Costa.
Fonte: Escola de Formação Permanente do Magistério