Assentamento Menino Jesus comemora 5 anos de lutas e conquistas

No último dia 6 de dezembro foi comemorado o aniversário de cinco anos do Assentamento Menino Jesus, no município de Chorozinho. Na ocasião, os/as moradores/as organizaram uma festa para mais de mil pessoas, toda patrocinada pela própria comunidade, reali

Foram cinco anos de muitas dificuldades. Parte dos acampados ficaram às margens da BR 116, sofrendo de todos os tipos de exclusão e dificuldades, incluindo o descrédito de que seriam capazes de gerenciar uma fazenda que foi considerada uma das maiores agroindústrias do Ceará.


 


A realidade é que hoje 260 famílias, mais de 1.000 pessoas (homens, mulheres, jovens, crianças) vivem no espaço de 8.556 hectares, que deverá produzir este ano mais de um milhão e duzentos mil quilogramas de castanha de cajú, gerando toda a expectativa de ir além da produção. Mas não é só isso. Estima-se modificar inclusive a economia e a política municipal, podendo se tornar um dos principais distritos de Chorozinho.


 


Menino Jesus é assentamento de fato, mas, os moradores/as ainda vivem sob a lona. Porém já foram construídas relações e regras que apontam para o sucesso e hoje é o principal assentamento do estado do Ceará. E o mais importante é que é uma conquista histórica do Movimento Sindical, liderado pela FETRAECE.


 


É motivo de festa! Festa de quem acreditou e acredita na Reforma Agrária! Festa de um grupo que sabe aonde quer chegar e que, em todos os passos, esteve com o total apoio da FETRAECE, através da sua Secretaria de Política Agrária.


 


Essa demonstração deixa claro que os trabalhadores/as também são capazes de gerenciar e desenvolver empreendimentos mais complexos. E a região do Alto Pirangi já pode, hoje, dizer que tem uma experiência exitosa e que outros empreendimentos do agronegócio precisam ser repassados para fins de Reforma Agrária e para uso da agricultura familiar.


 


Durante a programação da festa hoje teve ao meio, um churrasco de excelente qualidade e, a noite foi realizado um grande e animado forró.


 


Fonte: FETRAECE