Estudantes ocupam TV na Grécia em protesto anti-governo
Após uma relativa calma de dois dias, centenas de pessoas protestaram nesta segunda-feira (15) contra a brutalidade policial, contra o assassinato do adolescente Alexander Grigoropoulos, e contra as medidas socioeconômicas do governo conservador.
Publicado 15/12/2008 23:17
Como parte da demonstração, os estudantes interromperam o tráfego em vários cruzamentos de Atenas e ocuparam de forma temporária a emissora estatal da ilha de Lesbos “ERA Egeo” para transmitir mensagens contra as autoridades.
A polícia reprimiu com gases lacrimogêneos e com água vários manifestantes que se pronunciavam contra a atuação dos agentes no caso do adolescente assassinado no dia 6 de dezembro, em um bairro de Atenas, com um tiro no coração.
Durante toda a semana passada, milhares de habitantes participaram de protestos contra a brutalidade das forças de repressão e em desacordo às políticas governamentais, enquanto se eleva o número de desempregados e o gabinete se vê envolvido em escândalos de corrupção.
Muitas escolas do país estão fechadas depois dos acontecimentos relacionados à morte de Grigoropoulos, enquanto os protestos se estenderam a outras capitais européias.
A mídia local comenta que o país espera pelo resultado de uma investigação para determinar se os agentes implicados no crime dispararam à queima-roupa contra o adolescente ou se a bala que atingiu seu coração teria ricocheteado no piso.
O governo, encabeçado pelo partido direitista Nova Democracia, do premiê Costas Karamanlis, tenta apagar as demonstrações contra sua política por parte da população do país, enquanto as pesquisas de opinião colocam o partido abaixo da oposição social-democrata.