Líder do Partido Democrata é eleito premiê da Tailândia
O líder do Partido Democrata da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, foi eleito nesta segunda-feira (15) premiê pelo Parlamento numa tentativa de por um fim à crise política vivida pelo país.
Publicado 15/12/2008 22:42
Vejjajiva, de 44 anos, obteve 235 votos contra 198 para seu oponente Pracha Promnog, confirmou Chai Chidchob, presidente da câmara dos deputados. A eleição teve a abstenção de três deputados.
Essa votação foi precedida por seis meses de instabilidade causada pelas manifestações antigovernamentais, que terminaram em novembro último com a ocupação durante uma semana de dois importantes aeroportos de Bangcoc.
A eleição também ocorreu depois da dissolução da aliança de governo, decidida em 2 de dezembro pela Corte Constitucional, que acusou os três partidos governistas de fraude eleitoral e inabilitou por cinco anos o premiê Somchai Wongsawat.
Vejjajiva é o terceiro chefe de governo designado neste ano na Tailândia, já que em fevereiro de 2008 Samak Sundaravej assumiu o poder, após as eleições legislativas de 2007, colocando fim a 15 meses de administração militar.
Em declarações à imprensa, o novo premiê, nascido no Reino Unido e diplomado na universidade de Oxford, agradeceu aos membros da Câmara que votaram por ele e afirmou que, como é necessário o aval da monarquia, não expressará agora sua posição política.
Mais de 200 manifestantes bloquearam o acesso ao Parlamento e apedrejaram vários automóveis de deputados, depois da eleição como premiê do líder da oposição.