Comitê Municipal promove debate com lideranças para discutir desafios e perspectivas
Neste último final de semana entre os dias 13 e 14 de dezembro a Secretaria e Comissão Municipais de Movimentos Sociais do PCdoB realizou o Seminário Movimentos Sociais – Desafios, Conquistas e Perspectivas no Auditório César Uchoa do Comitê Municipal
Publicado 16/12/2008 11:43 | Editado 04/03/2020 16:35
O evento foi fruto da reflexão que a Comissão de Movimentos Sociais vem fazendo sobre o novo contexto em que vive o país, em que as lutas se dão, num quadro de grande embate ideológico, onde pesam muitas confusões e em que o partido cresce na frente institucional e avança em outras, como podemos citar seu protagonismo na reorganização dos trabalhadores em uma nova central sindical, que conduza as lutas a um novo patamar, e na criação, inicialmente a partir da UJS (União da Juventude Socialista), do Movimento de Livre Orientação Sexual (MOVE-LOS). Buscamos assim, nesses dois dias, suscitar o debate de fundo mais ideológico a partir de nossas concepções, do cenário atual em que se dá a luta de idéias, diagnosticar nossa presença organizada nas frentes e detectar as demandas que os movimentos sociais colocam para o seu avanço em mais conquistas para o povo trabalhador, as classes populares e a juventude.
O Seminário iniciou-se na manhã do sábado, dia 13, com uma mesa de abertura com falas de saudação de Luís Carlos Paes, presidente municipal do PC do B-Fortaleza, de Luciano Simplício, da Secretaria Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB-Ceará e intervenção de abertura de Natanael Mota, o secretário municipal de movimentos sociais, que, junto com a comissão da pasta, idealizou o encontro.
Seguiram-se então os debates Neoliberalismo, Globalização e Multiculturalismo, com uma apresentação proferida por Luis Gustavo Moreira, Cientista Social, do Observatório das Nacionalidades e sindicalista da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e A trajetória do PCdoB no seio dos movimentos sociais: partido, os movimentos e o poder com explanação especial de Luís Carlos Paes, engenheiro e também servidor do Banco Central e sindicalista. Após essas palestras abriu-se para intervenções dos participantes, concluindo as considerações finais dos debatedores.
À tarde formaram-se grupos de discussão que realizaram debate a partir do documento A atuação do PCdoB nos Movimentos Sociais na atualidade e apresentaram relatório ao plenário. Outros documentos foram distribuídos aos participantes durante a atividade.
No domingo, dia 14, realizou-se novamente discussão em grupos para tentar sistematizar respostas aos nossos desafios identificados em três áreas: teórica, política e organizativa. Ao fim da apresentação dos relatores dos grupos, o secretário Natanael Mota proferiu as palavras finais sobre a rica experiência daqueles dois dias e deu por encerrado o exitoso Seminário.
O evento foi fotografado e as duas palestras e algumas falas foram filmadas para registro. Esses elementos mais os relatórios dos grupos dos dois dias de discussão servirão para sistematização dos frutos do encontro em publicação da Secretaria com documento que apontará diretrizes extraídas desse debate, que não findou aqui, para orientar a nossa atuação nos movimentos sociais na combativa capital alencarina de tantas lutas e mártires.
Contatos: Movimentos Sociais Fortaleza PCdoB
Email: movimentossociaisfort@gmail.com
Blog: movimentossociaispcdob.blogspot.com
De Fortaleza,
Roberto Santos