Unger quer Piauí no desenvolvimento nacional

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, defendeu um modelo de desenvolvimento nacional fundamentado na ampliação das oportunidades econômicas e educativas, em coletiva à imprensa no Sa

A coletiva aconteceu logo após reunião de trabalho com gestores estaduais, quando discutiu a elaboração de estratégias para a construção de um novo modelo de desenvolvimento para o Estado e para a Região Nordeste.


Unger disse que seu projeto tem quatro temas, que são oportunidade econômica, oportunidade educativa, Amazônia e Defesa. Ele afirmou que a participação do Piauí no processo é importante, sobretudo quando se considera a Região Nordeste. “Queremos construir uma política de desenvolvimento a longo prazo que leve em conta a realidade do Piauí, para tirarmos daí um modelo para o Nordeste”, afirmou.



Ele afirmou que também trabalha um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas não um programa que envolva recursos e obras. “O meu é o PAC das idéias”, afirmou, acrescentando que idéias e sugestões para o desenvolvimento devem passar necessariamente pela melhoria da educação. “A melhoria da qualidade do ensino público é uma prioridade”, defendeu ele, para quem o magistério deve ser mais organizado.



Roberto Mangabeira Unger disse que seu projeto inclui a defesa do país e uma estratégia para a Amazônia que contemple o aproveitamento da flora e da fauna de modo controlado e sustentável.



Unger, que passou pelo Piauí para conhecer a realidade do Estado, disse que as propostas de desenvolvimento serão discutidas em Brasília, no início de janeiro de 2009. As propostas serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para implementação ao longo do ano.