Comunidade do Horto, em BH, relembra 40 anos do AI-5
O deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) esteve presente na sexta-feira (12) no Centro Pastoral da Paróquia Senhor Bom Jesus, no bairro Horto, em Belo Horizonte, para relembrar os 40 anos do Ato Constitucional nº 5 / AI-5, que extinguiu os direitos civis
Publicado 18/12/2008 11:33 | Editado 04/03/2020 16:51
Durante a cerimônia, presidida pelo Padre Elias, foram homenageados os Padres Michel Marie Le Ven e Padre José Geraldo, hoje Bispo de Juazeiro na Bahia, párocos da época que sofreram prisões arbitrárias. Para o deputado Carlin Moura, essa data deve ser lembrada para servir de incentivo pela luta dos direitos humanos e pela liberdade.
Durante o eventos foram apresentados vários relatos da comunidade local sobre a resistência histórica dos padres franceses e assuncionistas. A carta escrita pela comunidade em dezembro de 1968, e proibida de ser divulgada na época, foi lida durante o ato (vide texto abaixo).Na oportunidade, foi comemorado os 60 anos da Proclamação dos Direitos Humanos, que marcou um novo período histórico para a humanidade, garantindo liberdades e o direito a vida.
CARTA
UMA COMUNIDADE AGÚSTIADA
Continuamos angustiados com a situação que vemos no Horto…
Vimos nossa Igreja profanada… nossos Padres presos…
Incomunicáveis, pagando crimes que não cometeram.
Sabemos que são INOCENTES. Confiamos neles, porque sempre nos ensinaram a verdade e a justiça. Aprendemos em suas pregações a colocar o Cristo em nossa vida, nossa realidade.
E, desde quando EVANGELIZAÇÃO é subversão?
Desde quando fazer promoção do homem é fazer comunismo?
Ser AMIGO do pobres, humildes e operários, é agir contra a Governo?
Sabemos que o padres Xavier, Michel, Hervé e José Geraldo foram HUMILHADOS, CALUNIADOS, INJUSTIÇADOS, porque o sentimos em nós mesmos.
Temos visto certos jornais, programas de televisão faltar com caridade, confundindo as verdades e as dúvidas na mente de quem não conhecem os padres.
Mas nós afirmamos que não trocaram o EVANGELHO pela metralhadora, mas continuaremos a rezar, para que Deus faça surgir a verdade.
ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTAR ISSO?
Queremos nossos padres de volta à nossa Igreja. Eles são INOCENTES.
(Comunidade do Horto, 12 de dezembro, 1968).
De Belo Horizonte,
Sheila Cristina