Estudo mostra disparidades no acesso aos produtos culturais
O nível de consumo cultural no Brasil se aproxima de países como França e Estados Unidos, cerca de 3% do consumo das famílias. Apesar dos números similares aos de países desenvolvidos, o setor cultural no Brasil tem disparidades entre municípios e na e
Publicado 18/12/2008 16:37
O acesso à cultura é fortemente desigual, segundo o boletim do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quarta-feira (17).De acordo com o levantamento, “o consumo de bens culturais relacionados à produção audiovisual é o carro-chefe do consumo cultural”. Também há concentração do consumo cultural do país nos municípios com mais de 100 mil habitantes, que são apenas 4% do total e concentram cerca de 74% do consumo nacional.
Também são poucos os brasileiros que freqüentam bibliotecas assiduamente – apenas 10% da população. Apesar disso, a quantidade de municípios que não tinham biblioteca em 1999 caiu de 19% para 11% em 2006.
De Brasília
Com agências