Sem categoria

Uruguai: Mujica recebe o apoio de governos sul-americanos

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, e representantes dos governos da Argentina, de Cuba e do Paraguai cumprimentaram o senador e ex-líder tupamaro (guerrilha urbana uruguaia dos anos 60 e 70) José Mujica por sua indicação como candidato oficial da co

Segundo informou nesta quinta-feira (18) o jornal semanal uruguaio Búsqueda, Maduro conversou no domingo com o veterano dirigente, de 74 anos, que recebeu também ligações do secretário-geral da presidência argentina, Oscar Parrilli, do conselheiro político da embaixada de Cuba em Montevidéu, Alberto Cabrera, e de representantes do governo paraguaio.



Mujica foi indicado no último domingo no Congresso da Frente Ampla como candidato oficial com mais de 71% dos votos, mas ainda vai disputar as internas em junho com outros pré-candidatos da aliança. Seu principal adversário é o ex-ministro da Economia Danilo Astori, que conta com o apoio do presidente Tabaré Vázquez.



Carismático e popular por seu estilo informal e linguagem afastada de convencionalismos, Mujica cultiva uma estreita relação com a esquerda latino-americana e já viajou cerca de dez vezes para a Venezuela, onde se reuniu com o presidente Hugo Chávez.



Na recém-finalizada Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC), no Brasil, Chávez qualificou Mujica como “irmão e amigo”, quando consultado pelos enviados do jornal uruguaio. “Mujica? Esse é meu irmão, esse velho guerrilheiro é meu irmão, meu amigo”, afirmou o mandatário.



As eleições uruguaias acontecerão em outubro de 2009 e a Frente Ampla tentará um segundo mandato. Em 2005, Tabaré Vázquez se tornou o primeiro socialista presidente do país.



Leia também: Eleição de Mujica pode desinflamar crise entre Uruguai e Argentina



Fonte: Ansa Latina