Professores da Ulbra podem fazer nova paralisação

Os alunos da Ulbra correm o risco de enfrentar uma nova paralisação de professores no começo do ano acadêmico 2009. A decisão será discutida em assembleia marcada para 28 de fevereiro pelo sindicato dos professores do Ensino privado do Estado (Sinpro R

Segundo a categoria, seguem pendentes os vencimentos referentes a novembro, além de 82% do 13º salário. Em novembro, houve uma paralisação parcial, quando os professores estavam sem receber os salários de setembro e de outubro.


 



A Justiça do Trabalho de Canoas atendeu a uma nova ação coletiva ajuizada pelo Sinpro RS e determinou, na terça-feira última, a retomada dos bloqueios diários das contas bancárias da Ulbra, para a priorização do pagamento de salários. Somados, os atrasos relativos ao mês de novembro e ao 13º salário totalizam um débito de quase R$ 13,1 milhões. A penhora está vinculada à existência de valores nas contas da universidade, o que começou a ser verificado ontem pela Justiça, com a retomada do expediente bancário após o feriado de Ano-Novo.


 



Segundo Ângelo Prando, da direção do Sinpro, se não forem regularizados os pagamentos, a assembleia de fevereiro, no dia seguinte ao início das aulas, poderá decidir pela paralisação por tempo indeterminado. 'O ano letivo na Ulbra recomeçará com a possibilidade de os professores não retomarem as atividades. Até o momento, os profissionais conseguiram receber apenas com a intervenção da Justiça', alertou.


 



FONTE: C POVO NET