Passé (BA): Prefeita Tânia Portugal apresenta secretariado

Finda as cerimônia de posse dos novos prefeitos e prefeitas eleitas nas eleições de outubro, o momento é de composição das equipes de governo e de iniciar as primeiras ações da administração municipal. Em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de

A nova composição revela uma maior presença de integrantes do PCdoB com especial destaque para as indicações de Pedro Marcelino e Vicente Neto – respectivamente nas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano. “Nós estamos vindo integrar uma experiência que já está em curso; e uma experiência exitosa. Passé é uma cidade estratégica, próxima da capital, e administrada por uma mulher, que assumiu em circunstâncias difíceis e vem se projetando no cenário político baiano como modelo de administração com responsabilidade e sustentabilidade”, ressaltou Marcelino.


 


Vice-prefeito na última gestão de Alagoinhas, onde também foi vereador por dois mandatos e assumiu a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Marcelino adianta que a função da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que agora assume em Passé, é estimular o crescimento da agricultura e do agronegócio, “mas investindo, também, na capacitação dos pequenos produtores para agregar valor à produção local”. O novo secretário também pretende firmar parcerias com a Embrapa e EBDA “para melhorar o padrão tecnológico da produção”. Em relação a políticas de Meio Ambiente, o foco será a implantação de um plano de saneamento ambiental para o município em parceria com secretarias de educação, saúde e assistência social.


 


Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano, a principal atribuição de Vicente Neto, que à convite da prefeita trouxe sua experiência administrativa adquirida à frente da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município de Lauro de Freitas, será a definitiva efetivação do Parque Industrial Mário Muniz Pacheco, que irá gerar empregos diretos à população local. Neto adianta que 11 empresas, de diferentes segmentos (calçados, grama sintética e cerâmica, entre outros) já assinaram o protocolo de instalação na cidade. 


 


Projetos políticos para 2009


Em seu discurso de posse, a prefeita Tânia Portugal, que esteve à frente da administração local nos últimos três anos e oito meses por conta da morte do então gestor, endossou o compromisso de dar continuidade às ações implementadas durante o período do seu governo. “A partir de 1º de janeiro de 2009, as metas, os esforços e as ações serão voltadas para concretizar um grande objetivo: melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo sebastianense”, destacou. Saúde, esporte e lazer, e geração de emprego e renda figuram entre as áreas prioritárias no seu plano de ações.


 


No caso específico da saúde pública, o município é referência no estado e, inclusive, foi agraciado com o Prêmio Brasil Sorridente por conta das realizações do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Durante a gestão de Tânia, também foi criada uma central de marcação de consultas médicas e um laboratório público-municipal de exames clínicos, além da implantação do serviço SAMU 192 e da rede de farmácias populares. “Foram anos de muito aprendizado para mim e minha equipe, e de muito crescimento para São Sebastião. Mais ainda há muita coisa a ser feita”, pontuou. “Agora é hora de renovar as esperanças e seguir trilhando o caminho do desenvolvimento com justiça social”, arrematou.


 


De Salvador,


Camila Jasmin