Sem categoria

Internautas fazem ciber onda na web contra guerra em Gaza

As manifestações contra a guerra na Faixa de Gaza não ocorrem apenas nas ruas de diversos países. Os protestos ganham ao espaço da internet. Nas redes sociais e nos blogs, as diversas vozes entoam apenas uma frase 'Parem com a guerra'.

No Flickr, um dos maiores sites de compartilhamento de imagens da web, usuários expressam seu repúdio com a guerra com diversas fotos, ilustrações e mensagens pedindo o fim do confronto.


 


Na blogosfera, de acordo com o Technorati, maior agregador de blogs do mundo, o número de matérias publicadas sobre o confronto dobrou de 31 de dezembro até o dia 7 janeiro. O orkut contabiliza 136 comunidades relacionadas à Faixa de Gaza.


 


Os protestos na internet não são apenas pacíficos. Piratas virtuais, que operam de países como Marrocos, Líbano, Turquia e Irã, invadiram sites hospedados em domínos '.il', de Israel em repúdio ao confronto.


 


Segundo a Folha Online, os dados foram apurados pelo diretor de pesquisa em computação criminal da Universidade de Birmingham, Gary Warner. Ele diz que as invasões atingiram principalmente pequenos negócios e páginas de variedades hospedadas em domínios '.il', de Israel.


 


Israel contra-ataca


 


O Estado de Israel também está presente na web. Vídeos de seus ataques aéreos contra a Faixa da Gaza, soldados se preparando para a guerra e cobertura jornalística do confronto. Segundo a Força de Defesa de Israel (FDI), os vídeos tem como objetivo 'contribuir para levar nossa mensagem ao mundo'.


 


Nesta sexta-feira (9), Israel acabou com o cessar-fogo para a entrada de ajuda humanitária na faixa de Gaza. Os bombardeios devem ser retomados no 14º dia consecutivo da grande ofensiva militar israelense , que já deixou mais de 700 mortos.


 


Na quinta-feira (8) , foguetes foram lançados do território libanês contra o norte de Israel, mas segundo fontes do governo israelense, foram enviados por militantes do Hamas no Líbano.


 


– Veja abaixo um dos vídeos pró Israel postado no Youtube.