PCdoB/CE faz balanço político e aponta novos desafios
A primeira reunião da Comissão Política do PCdoB cearense este ano trouxe, além de questões que vêm sendo discutidos desde as eleições de 2008, novos temas como o fortalecimento dos movimentos sociais, a batalha eleitoral de 2010 e o lançam
Publicado 12/01/2009 18:38 | Editado 04/03/2020 16:35
Um dos temas abordados na reunião da Comissão Política Estadual, que aconteceu neste sábado (10), foi o balanço das eleições 2008. Para o presidente do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, o crescimento do Partido no Ceará pode ser traduzido nos números. ''Além das cinco prefeituras administradas pelo PCdoB, conseguimos a presidência de sete Câmaras Municipais em cidades grandes como Maracanaú, por exemplo. Estamos também com responsabilidades em 20 cidades participando do 1º escalão. Temos secretarias em municípios como Juazeiro do Norte (Educação e Esporte), Maracanaú ( Assistência Social, acumulada com Ouvidoria-Geral) e Sobral (Cultura)'', destaca.
Segundo o dirigente, a expectativa para as administrações municipais (Maranguape, Crateús, Graça, Potengi e Jucás) é positiva. Para ele, os prefeitos estão empolgados e todos têm o compromisso de honrar o Partido em suas cidades. ''Os prefeitos nutrem grande integração com os mandatos do PCdoB, trazem idéias inovadoras e têm excelente relacionamento com a direção do Partido. Formamos boas equipes nos municípios e acreditamos que todos irão corresponder às expectativas das comunidades'', afirma.
Protagonismo dos comunistas cearenses
Patinhas ressalta que, desde a última reunião, várias atividades foram promovidas pelo Partido no sentido de esclarecer, mobilizar e informar a sociedade. ''Promovemos vários debates sobre a crise econômica mundial através do Instituto Maurício Grabois e, junto com a CTB, encabeçamos na capital a manifestação em solidariedade ao povo palestino'', informa. Segundo o dirigente, o PCdoB/CE apóia a organização do comitê permanente em solidariedade à Palestina. ''Nossa intenção é, com o início do período legislativo, realizar ainda mais debates tanto sobre a crise econômica quanto sobre o massacre à Palestina'', informa.
Um novo desafio levantado nesta última reunião foi o da aquisição da sede própria do PCdoB no Ceará. ''A partir do dia 16 de fevereiro deste ano, iremos mobilizar toda a nossa militância – filiados, dirigentes, parlamentares e prefeitos – no sentido de angariar recursos para a compra do imóvel'', diz Patinhas. Segundo ele, a intenção é adquirir o local onde hoje já abriga a sede do Partido no Ceará. ''O local já foi cenário de batalhas importantes e é conhecido em Fortaleza. Nossa expectativa é que em três meses consigamos este recurso'', prevê. Para Patinhas esta conquista seria pioneira no Estado. ''Que a gente saiba, nenhum partido no Ceará tem sede própria''.
Eleições 2010
A disputa de 2010 também foi tema do encontro. Para o dirigente, as conquistas do PCdoB nas últimas eleições tanto no cenário nacional quanto no local, credenciaram o Partido para disputar novas posições nas próximas eleições. ''Nossa intenção é fortificar a aliança de centro-esquerda em torno do governador Cid Gomes e enfraquecer as forças de direita no Estado''. Ao longo deste ano e do próximo, de acordo com o desenho das alianças tanto no plano nacional quanto no plano estadual, os objetivos do PCdoB no Ceará, segundo Patinhas, é ampliar a presença dos comunistas tanto no Congresso Nacional quanto na Assembléia Legislativa. ''Temos o desejo de lançar uma vaga para o Senado e a possibilidade concreta de eleger dois deputados federais'', conjectura o dirigente.
O projeto para 2010, segundo Patinhas, ainda está em construção. “Iniciamos o processo de filiação trazendo para os nossos quadros personalidades políticas, profissionais liberais, pessoas com projetos de serem candidatos nas próximas eleições”. Para o dirigente, só a partir do final de setembro de 2009, prazo permitido para novas filiações, é que os quadros estarão completos para decidir quais serão os candidatos do Partido para 2010. “Nossa intenção é lançar um projeto audacioso abrindo nossas fileiras partidárias sem esquecer os critérios que norteiam o Partido”, diz.
Após o fortalecimento das ações institucionais com o Partido sendo bem sucedido nas Eleições de 2008, uma segunda vertente deve ser fortalecida. ''Além da questão institucional, também iremos aprofundar temas voltados aos movimentos sociais''. Patinhas informa que, ao longo deste ano, serão realizados encontros estaduais com representantes do movimento sindical, juventude e comunitário. ''Queremos envolver lideranças não só da capital, mas também de todas as regiões do interior. Além de integrar estas pessoas, nosso objetivo é prepará-los para o 12º. Congresso Nacional do PCdoB e para a 19ª Conferência Estadual do Partido'', informa.
De Fortaleza,
Carolina Campos