Apresentado plano de contingência das chuvas para Fortaleza
Plano coloca à disposição 60 agentes de Defesa Civil, em 14 equipes.
Publicado 24/01/2009 14:21 | Editado 04/03/2020 16:35
A parceria com o Exército e a Cruz Vermelha e o exercício do plano de aluguel social são as duas novidades do Plano Municipal de Contingência para a Quadra Chuvosa 2009, apresentado pelo coordenador Municipal da Defesa Civil de Fortaleza, Alísio Santiago, em reunido, na tarde de quinta-feira (22 de janeiro), no auditório do Gabinete da Prefeita. A apresentação contou ainda, com o diretor geral da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimá Rocha, titulares das secretarias executivas regionais, além de representantes do Comitê de Planejamento e Execução de Ações para a Quadra Chuvosa e dos órgãos parceiros.
Arimá Rocha fez a abertura do encontro falando em prevenção como principal estratégia do plano. O titular revelou que a preocupação da Prefeitura de Fortaleza é manter o índice de qualidade no atendimento às famílias que por ventura forem vitimadas por ocasião das chuvas. Em seguida, o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Redução de Desastres (Nupred), Elineudo Maia, explicou a importância da criação do núcleo para os participantes e a sua missão, que será de monitorar e avaliar as condições climáticas, “o que irá favorecer as ações preventivas da Defesa Civil”, disse.
A apresentação do Plano de Contingência foi feita por Alísio Santiago. O coordenador detalhou o sistema que será adotado para o desencadeamento das ações e atendimentos emergenciais, bem como a prestação de serviços à população de Fortaleza no período de anormalidade. De acordo com Santiago, o plano, que seria executado de dois de fevereiro até 30 de julho, já foi antecipado devido às fortes chuvas caídas nos últimos dias.
O Plano da Defesa Civil coloca à disposição 60 agentes de Defesa Civil, distribuídos em 14 equipes que irão atender durante o dia e plantão noturno; seis técnicos em cada Secretaria Executiva Regional (SER); três coordenadores setoriais; um coordenador geral e 38 guarda-vidas do Pelotão de Salvamento Aquático. Em situações de calamidade de grande porte, havendo necessidade, a Defesa Civil contará também com a disponibilidade do efetivo da Guarda Municipal e dos voluntários cadastrados pela Cruz Vermelha, em torno de 3.000 pessoas.
Conforme Alísio Santiago, 13 veículos ficarão disponíveis para os atendimentos. Entre eles, 2 Pick-ups tracionadas, 4 Kombis, 3 veículos passeio, 1 Van, 2 Caminhões e 1 Micro-ônibus. Ele citou os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que foram providenciados, como capas de chuva, botas, capacetes e coletes reflexivos que deverão ser utilizados pelos servidores durante a ação de socorro.
Limpeza de riachos e canais – Promover ações de defesa civil para prevenir contra alagamentos e evitar maiores transtornos durante a quadra chuvosa também faz parte do trabalho da Defesa Civil. O Comitê de Planejamento e Execução de Ações para a Quadra Chuvosa realizou um diagnóstico geral para a execução de serviços prioritários, onde foram vistoriados 120 canais, que estão sendo limpos. A limpeza de lagoas e açudes foi outra medida adotada.
Outra providência foi a antecipação da entrega de unidades habitacionais, pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), às famílias da Comunidade Maravilha, Favela do Rato, Dias Macedo e Morro do Santiago. Junto a outras comunidades, a Defesa Civil, por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), desenvolveu um trabalho de conscientização sobre o destino correto do lixo.
Campanha – A Campanha Mão Solidária, desenvolvida pela Defesa Civil e de caráter permanente, está aberta a doações. O objetivo é o resgate do bem-estar das vítimas, através da arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, calçados, móveis, utensílios domésticos, material de higiene pessoal e material de limpeza. As doações podem ser feitas na sede da Guarda Municipal e Defesa Civil, na Rua Delmiro de Farias, 1900, Rodolfo Teófilo, ou nos Nudecs das Regionais. Os telefones para contato são 3066.2327/ 3066.2332/ 3066.2336.
O Comitê de Planejamento e Execução de Ações para a Quadra Chuvosa é formado pelas seguintes instituições: Gabinete da Prefeita, Guarda Municipal e Defesa Civil/Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infra-Estrutura (Seinf), Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), SAMU, Companhia de Transporte Coletivo (CTC) e as seis Regionais. São também órgãos parceiros o Corpo de Bombeiro Militar, Coelce, Cagece, Cruz Vermelha, Exército Brasileiro, através da 10ª Região Militar, Semace, Petrobrás e Cegás, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Companhia Docas do Ceará e IBAMA.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza