Mutirão de cirurgias ortopédicas reduz fila de espera
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza neste sábado (24) o novo mutirão de cirurgias ortopédicas (quadril e joelho).
Publicado 24/01/2009 14:28 | Editado 04/03/2020 16:35
A ação faz parte de um projeto do Estado para reduzir o tempo de espera na fila por cirurgias. O HGF realiza hoje uma média de 480 a 520 procedimentos por mês. Número que ganha reforço com os mutirões.
A prioridade dos mutirões é para as especialidades em que há mais pessoas na fila: ortopedia (1.231), cirurgia geral (928), otorrino (543) e urologia (533). O HGF conta hoje com 12 salas de cirurgia e esse número irá aumentar para 23 com a conclusão da reforma do hospital. Com isso, será possível atender 1.300 pacientes, o que representa um aumento de 150%. As cirurgias ortopédicas demoram cerca de uma e meia a duas horas e custam – em média – de R$ 4 mil a R$ 6 mil em hospitais particulares.
Todos os pacientes operados durante esse mutirão serão beneficiados com o uso da anestesia com bloqueio regional durante o pós operatório. Neste procedimento, o anestésico é aplicado, fazendo o bloqueio de áreas específicas. Sem dor, o paciente tem uma recuperação mais rápida e recebe alta mais cedo. Desta forma, o HGF espera reduzir a fila de espera por este tipo de cirurgia com mais rapidez, já que os leitos são liberados em menos tempo se comparado aos procedimentos onde é usada a anestesia convencional.
Fonte: Assessoria de Imprensa do HGF