Sem categoria

Raúl Castro inicia primeira viagem oficial à Rússia

O presidente cubano, Raúl Castro, inicia nesta quarta-feira (28) sua primeira visita oficial à Rússia desde que assumiu o cargo. Segundo ele, o encontro com seu colega Dmitri Medvedev servirá para “consolidar” a cooperação bilateral.

Raúl deve ficar até o dia 4 de fevereiro em Moscou. Segundo o presidente cubano, as relações entre seu país e a Rússia entraram em uma “segunda etapa” depois que o ex-presidente e atual primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, fez uma visita à ilha, em 2000. “Restabeleceram-se diversos acordos que agora estão sendo postos em prática”, afirmou.



O presidente russo, por sua vez, expressou que “a amizade e a confiança” entre as duas nações constituem uma base sólida para o “desenvolvimento das relações bilaterais”.



Em entrevista à agência de notícias do governo russo, Raúl condenou a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) às fronteiras da Rússia, assim como o plano dos Estados Unidos de instalar um escudo antimísseis no Leste Europeu.



Para o mandatário cubano, “Rússia e Cuba defendem a idéia de mundo multipolar, e isso não é um capricho. A segurança no mundo só pode ser garantida em mundo multipolar”.



O vice-premier russo, Igor Sechin, destacou que os dois governos assinaram na última sexta-feira um acordo para que empresas russas colaborem com a Cubapetróleo na prospecção e refinamento de petróleo.



Sechin também declarou que a cooperação militar entre os dois países é “inseparável” dos outros intercâmbios bilaterais.



Em dezembro de 2008, navios de guerra russos atracaram no porto de Havana pela primeira vez desde 1991, ano em que acabou a União Soviética. Também em 2008, Moscou assinou um acordo que prevê a concessão de um crédito de US$ 20 milhões ao governo de Castro.



Fonte: Ansa Latina